PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VITÓRIA DE DILMA (E DO POVO BRASILEIRO) DEVERÁ SER CONFIRMADA, SEGUNDO ESPECIALISTA

Segundo turno é “revés” para Dilma mas ela deve vencer, diz especialista

Foto: Divulgação Zoom O cientista político Aldo Fornazieri acredita que uma eventual vitória de Serra no 2º turno só ocorreria se houver um fato de grande impacto

O cientista político Aldo Fornazieri acredita que uma eventual vitória de Serra no 2º turno só ocorreria se houver um fato de grande impacto

Rodolfo Albiero

brasil@eband.com.br

O segundo turno representa um “revés” para a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, depois de a ex-ministra ter liderado as pesquisas de intenções de voto durante a campanha no primeiro turno. Apesar disso, a petista deve confirmar seu favoritismo e vencer novamente José Serra (PSDB) em 31 de outubro, afirma o cientista político Aldo Fornazieri, diretor de graduação e pós-graduação da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

“A ida de Serra mostrou apenas uma recuperação momentânea do candidato, pois ele deve ser derrotado novamente pela Dilma”, opina o especialista, acrescentando que o cenário político e econômico do atual governo favorece a petista.

“Pesquisas apontam que cerca de 90% dos governantes bem avaliados pela população que tentam a reeleição saem vencedores. Além disso, aproximadamente 80% dos governos bem avaliados elegem sucessores”, explica.

Fornazieri compara ainda a atual eleição com a disputa anterior pelo Palácio do Planalto. “Em 2006, o Lula também estava na iminência de vencer já no primeiro turno, mas a eleição acabou indo para o segundo. Mesmo assim, ele não teve dificuldades para vencer o adversário, Geraldo Alckmin. A tendência é que esse cenário se repita”, justifica.

O cientista político acredita que uma eventual vitória de Serra no segundo turno só ocorreria se houver um fato com “impacto muito grande”. “Seria necessária uma denúncia muito grave e que atingisse diretamente a pessoa da candidata petista. Até agora, só ocorreram denúncias ligadas a pessoas próximas a ela.”

Para Fornazieri, a campanha “incorreta” e “sem êxito” do tucano contribuiu para favorecer a petista. “Serra demorou para se definir como candidato e depois errou na escolha de aliados, como o seu vice, deputado Indio da Costa (DEM). O fato de ele insistir em falar sobre denúncias também não colaborou para seu desempenho, pois o povo não gosta de candidato que insiste em falar sobre acusações.”

Segundo o especialista, a terceira colocada no primeiro turno, Marina Silva (PV), deve apoiar a petista no segundo turno. “A lógica é que Marina apoie Dilma. Considerando o passado dela no PT, seria muito incongruente um apoio ao Serra. Além disso, uma posição como essa certamente geraria um desconforto entre seus eleitores”, declarou.

Aldo Fornazieri afirma ainda que a campanha eleitoral no primeiro turno foi de “baixa qualidade” e espera mudança de cenário no segundo. “Questões estratégicas para o país foram pouco discutidas, não houve uma pauta relevante. Torço para que agora os dois candidatos discutam uma agenda mais elaborada.”

FONTE: www.eband.com.br

Nenhum comentário: