As pesquisas eleitorais mostram uma diferença de 17 pontos (Sensus) a 4 pontos (GPP) em favor da candidatura Dilma Rousseff.
Para João Francisco, sócio-diretor do Vox Populi, as diferenças se explicam e mostram uma convergência nos dados objetivos apurados.
A partir de cada pesquisa é possível montar diversos cenários trabalhando intenções de voto certos ou incertos nos candidatos, destino das intenções de votos nulos e brancos.
O cenário mais otimista para Dilma supõe que os votos de indecisos e brancos acompanharão a tendência dos votos certos nos candidatos. O cenário mais otimista para Serra supõe que os votos nulos e brancos serão para ele.
Nos dados objetivos – percentual de votos para Dilma, Serra, brancos, nulos e indecisos – há boa convergência entre os institutos.
O último tracking do Vox Populi, por exemplo, indica 52% dos votos totais para Dilma e 38% para Serra – ou 58% a 42% dos votos válidos.
Para João Francisco, os últimos eventos da campanha não favoreceram Serra. Um deles foi o debate da Record onde, segundo as pesquisas qualitativas, pela primeira vez houve vitória ampla e inquestionável de Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário