PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A DISPERSÃO DAS PESQUISAS, SEGUNDO O VOX

As pesquisas eleitorais mostram uma diferença de 17 pontos (Sensus) a 4 pontos (GPP) em favor da candidatura Dilma Rousseff.

Para João Francisco, sócio-diretor do Vox Populi, as diferenças se explicam e mostram uma convergência nos dados objetivos apurados.

A partir de cada pesquisa é possível montar diversos cenários trabalhando intenções de voto certos ou incertos nos candidatos, destino das intenções de votos nulos e brancos.

O cenário mais otimista para Dilma supõe que os votos de indecisos e brancos acompanharão a tendência dos votos certos nos candidatos. O cenário mais otimista para Serra supõe que os votos nulos e brancos serão para ele.

Nos dados objetivos – percentual de votos para Dilma, Serra, brancos, nulos e indecisos – há boa convergência entre os institutos.

O último tracking do Vox Populi, por exemplo, indica 52% dos votos totais para Dilma e 38% para Serra – ou 58% a 42% dos votos válidos.

Para João Francisco, os últimos eventos da campanha não favoreceram Serra. Um deles foi o debate da Record onde, segundo as pesquisas qualitativas, pela primeira vez houve vitória ampla e inquestionável de Dilma.

www.advivo.com.br/luisnassif/

Nenhum comentário: