PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sábado, 30 de outubro de 2010

100 MIL PESSOAS FAZEM FESTA PARA LULA ...E DILMA EM RECIFE

(foto: www.vermelho.org.br)
Uma festa para Lula... e Dilma
Perto de 100 mil pessoas acompanharam o petista em caminhada pelas ruas do Centro do Recife, uma espécie de despedida para o presidente Rosália Rangel e Josué Nogueira
rosaliarangel.pe@dabr.com.br
josuenogueira.pe@dabr.com.br
O presidente Lula encerrou ontem no Recife a jornada que lhe consumiu boa parte do último ano da sua gestão. No papel de principal cabo eleitoral e fiador da candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à Presidência da República arrastou, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas pelo centro da cidade, numa caminhada que durou exatos 50 minutos. O evento, programado para marcar o fechamento oficial da campanha de rua governista, ainda que sem a presença da candidata, cumpriu sua função. Nas bandeiras, nos panfletos e nos jingles Dilma estava lá. No entanto, Lula, acostumado a roubar a cena em eventos do gênero, teve a receptividade festiva de sempre. Desta vez, porém, as expressões de carinho foram acentuadas pela proximidade com o povo.


Emocionado, Lula não se importou com a chuva e parou várias vezes durante a caminhada para cumprimetar e receber cumprimentos de populares espremidos nas ruas do Centro Foto: Fotos: Andre Marins/DP/D. A Press
De cima de uma caminhonete e cercado por aliados, o presidente cumprimentou eleitores, recebeu presentes, abraços, cartas e até "parabéns prá você", cantado pela militância. Na última quarta-feira, o petista completou 65 anos. O percurso, de três quilômetros, foi cumprido debaixo de chuva. A multidão, entretanto, não se incomodou com o tempo ruim. Acompanhou de perto o carro que conduziu o presidente da Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, até o Pátio do Carmo, do Bairro de São José. Por diversas, Lula de deslocou para as laterais do veículo para apertar a mão das pessoas que conseguiam se aproximar.

A caminhada arrastou quem encontrou pelo caminho. Estudantes, comerciários e moradores dos prédios da Avenida Conde da Boa Vista - principal corredor viário do Recife - se juntaram à militância. As paradas de ônibus foram transformadas em plataformas de onde as pessoas puderam visualizar melhor a mobilização e acenar para o presidente. De cima dos edifícios, moradores despejavam papel picado. Lula, preocupou-se em retribuir como pode a atenção que recebia. A todo momento estendia os braços e cerrava os punhos, em sinal de confiança de vitória de Dilma Rousseff no próximo domingo.

Na altura da Rua José de Alencar, o presidente recebeu cartas e gastou alguns minutos conferindo o conteúdo. Na saída do cortejo, ganhou uma sombrinha de frevo com imagem da bandeira de Pernambuco, que foi empunhada enquanto um dos carros de som executava Vassourinhas - o 'hino' do carnaval do estado. Logo depois, apareceu um chapeu de vaqueiro estilizado, levado à cabeça por pouco tempo. Ao chegar à Ponte Duarte Coelho, a multidão cantou parabéns e, mais adiante, o presidente foi presenteado com um buquê de rosas vermelhas.

No percurso, jingles de campanhas passadas foram tocados pelos carros de som e acompanhados pela militância. A versão do 'Lula lá/Brilha uma estrela#', foi adaptado para 'Dilma lá'. Todavia, quando os acordes da canção começava, o coro 'retrocedia' a 1989 e entoava 'Lula lá, sem medo de ser feliz'. Nesse momento materializava-se a mensagem difundida longamente pelo presidente na campanha de que votar em Dilma é o mesmo que votar nele.

Mas, para além de terem comparecidopara reforçar o apoio à candidata do PT, muitos dos que foram à caminhada estavam ali para agradecer simbolicamente a atenção do presidente com o estado durante os seus oito anos de mandato. Juliana Sobral, estudante, disse que veio de Salgueiro, Sertão Central, para expressar sua gratidão pelo cuidado de Lula com o seu estado natal. A aposentada Maria Cardoso Duarte, 79 anos, afirmou que acompanhou Lula de perto para demonstrar sua satisfação com o trabalho dele no governo. "Vibrei muito. Foi ótimo".
FONTE: www..diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário: