
FONTE: www.r7.com.br
Blog para quem gosta de discutir cultura e política sem permitir que o "senso comum" defina o resultado da discussão! TODAS E TODOS SÃO CONVIDADOS AO DEBATE!!!
![]() Emocionado, Lula não se importou com a chuva e parou várias vezes durante a caminhada para cumprimetar e receber cumprimentos de populares espremidos nas ruas do Centro Foto: Fotos: Andre Marins/DP/D. A Press |
Em lugar de futurologia terrorista, melhor mandar para os nossos amigos, por e-mail, comparações baseadas em fatos e números. Que tal mandar esta amostra do trabalho bem-feito e mais ainda bem-humorado do designer e ilustrador Bruno Barros, que me foi enviada por um leitor? Fiz um corte, para caber no post. mas você ver o trabalho de Bruno, na íntegra, aqui, aqui e aqui.
Vale a pena ver e indicar.
FONTE: www.tijolaco.com.br
Em 42 segundos, o jornalista Joelmir Betting apresentou cinco fortes razões para se votar em Dilma. Não foi declaração de voto, nem campanha eleitoral. Betting estava na bancada de um telejornal da BandNews e apenas fez uma comparação entre o Brasil às vésperas da primeira vitória de Lula, em 2002, e o país de hoje.
Os números são arrasadores. O Brasil de Serra e FHC era o país da roda presa, com indicadores medíocres e um endividamento astronômico. Um país frágil, sensível a qualquer soluço da economia internacional, sem condições de se sustentar sozinho. Tanto que foi três vezes ao FMI de pires na mão.
O Brasil de Lula e Dilma é um país pujante, crescendo a taxas consistentes, capazes de possibilitar a sua população mais emprego e melhores salários. Um país soberano, ouvido em todos os fóruns internacionais e admirado por sua capacidade de superar a mais grave crise do capitalismo desde 1929.
FONTE: www.tijolaco.com.br
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 50% dos votos totais, contra 40% do candidato do PSDB, José Serra.
Segundo o levantamento, o número de indecisos teve uma queda de 8% para 4% dos entrevistados, em dois dias desde a última pesquisa Datafolha, realizada no dia 26 de outubro. Os brancos e nulos continuam em 5%. Se considerados apenas os votos válidos, sem brancos, nulos e indecisos, Dilma teria 56% das intenções de voto, e Serra, 44%, segundo o Datafolha.
O estudo publicado hoje foi realizado nesta terça-feira e ouviu 4.205 pessoas em 256 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37721/2010.
Na pesquisa Datafolha anterior, Dilma registrou 49%, e Serra, 38%. Brancos e nulos eram 5%, e os indecisos, 8%.
FONTE: www.ig.com.br
Números se referem aos votos válidos. Margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Essa ótima piada foi enviada pelo Dimas e é boa para a gente descontrair enquanto prossegue na batalha pela vitória no domingo.
Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.
Ele perguntou: – O que são todos aqueles relógios?
São Pedro respondeu: – São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira.
Cada vez que você mente, os ponteiros de seu relógio movem-se.
- Oh!! – exclamou o cidadão – De quem é aquele relógio ali?
- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.
- E aquele, é de quem?
- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.
- E o Relógio do Serra, também está aqui?
- Ah! O do Serra está na minha sala.
- Ué – espantou-se o cidadão, – por quê?
E São Pedro, rindo, respondeu:
- Estou usando como ventilador de teto.”
FONTE: www.tijolaco.com.br
As pesquisas eleitorais mostram uma diferença de 17 pontos (Sensus) a 4 pontos (GPP) em favor da candidatura Dilma Rousseff.
Para João Francisco, sócio-diretor do Vox Populi, as diferenças se explicam e mostram uma convergência nos dados objetivos apurados.
A partir de cada pesquisa é possível montar diversos cenários trabalhando intenções de voto certos ou incertos nos candidatos, destino das intenções de votos nulos e brancos.
O cenário mais otimista para Dilma supõe que os votos de indecisos e brancos acompanharão a tendência dos votos certos nos candidatos. O cenário mais otimista para Serra supõe que os votos nulos e brancos serão para ele.
Nos dados objetivos – percentual de votos para Dilma, Serra, brancos, nulos e indecisos – há boa convergência entre os institutos.
O último tracking do Vox Populi, por exemplo, indica 52% dos votos totais para Dilma e 38% para Serra – ou 58% a 42% dos votos válidos.
Para João Francisco, os últimos eventos da campanha não favoreceram Serra. Um deles foi o debate da Record onde, segundo as pesquisas qualitativas, pela primeira vez houve vitória ampla e inquestionável de Dilma.
Agência Estado | 27/10/2010 11:13
Na pesquisa divulgada hoje, votos brancos e nulos somaram 4,7% e indecisos ficaram com 6,8%.
Ao se considerar somente os votos válidos - o que exclui nulos e brancos e se redistribui os indecisos proporcionalmente, Dilma tem 58,6% e Serra, 41,4%. A rejeição à candidata petista caiu de 35,2% da pesquisa anterior para 32,5%. Já a rejeição a Serra subiu de 39,8% para 43%.
O levantamento, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, foi feito com dois mil eleitores, entre os dias 23 e 25 de outubro, em 136 municípios e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37609/2010.
FONTE: www.ig.com.br
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 49% das intenções de voto, contra 38% do concorrente do PSDB, José Serra, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira.
Em relação ao último levantamento do instituto, divulgado na última sexta-feira, a petista ampliou sua vantagem em um ponto percentual: Dilma tinha então 50%, e Serra, 40%.
Na pesquisa desta terça, o percentual dos que declaram votar em branco ou nulo atinge 5%, e os indecisos são 8%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos - excluindo brancos, nulos e indecisos -, Dilma Rousseff tem 56%, contra 44% de Serra.
O instituto ouviu 4.066 eleitores nesta terça-feira. A pesquisa, encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela Rede Globo, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 37404/2010.
Redator: Rodolfo Albiero
FONTE: www.eband.com.br
Clique aqui para ler “Serra quer privatizar o pré-sal. Aliado dele jura !”.
FONTE: www.conversaafiada.com.br
Amanhã, no Cine Santa Teresa, o maior exibidor de filmes brasileiros e orgulho dos cariocas, um filme lindo vai marcar os 88 anos de nascimento de Darcy Ribeiro. O povo brasileiro, síntese do pensamento de Darcy sobre a formação deste país que está, de fato, nascendo agora, vai ser exibido numa sessão que, tenho certeza, vai se espalhar para a rua, que é onde o nosso querido Darcy queria ver suas ideias serem semeadas.
O filme, uma obra de sua colaboradora Isa Ferraz, vai ser exibido sucedido por um debate com Gisele Jacon, amiga pessoal e colaboradora de Darcy, cuja tarefa não invejo, porque é tão forte, denso e bonito que é difícil falar sobre ele.
Se alguns exames oftalmológicos que tenho de fazer não me impedirem, estarei lá.
E, para os que não puderem estar, vou tentar trazer para o blog esta obra fantástica, que reúne as nossas raízes portugueses, índias e negras, com uma clareza e um amor ao Brasil que poucas vezes terão sido tão bem expressos quanto no pensamento de Darcy.
FONTE: www.tijolaco.com.br
Matheus Pichonelli, iG São Paulo | 25/10/2010 17:38
Pesquisa Vox Populi/iG publicada nesta segunda-feira mostra que, a menos de uma semana das eleições, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, mantém a dianteira sobre o tucano José Serra na corrida presidencial. A ex-ministra da Casa Civil oscilou dois pontos para baixo em relação ao levantamento realizado pelo instituto entre os dias 15 e 17 de outubro e agora conta com 49% das intenções de voto. Com isso, ela tem uma vantagem de 11 pontos sobre Serra, que perdeu um ponto e aparece com 38%.
O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco ainda é de 6% - mesmo índice contabilizado na última pesquisa. O Vox Populi apontou, no entanto, aumento do número de eleitores indecisos ou que não responderam ao questionário: de 4% para 7%.
Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% contra 43% de Serra. De acordo com esse critério, a distância entre os dois candidatos é de 14 pontos, igual à apontada pelo último levantamento. Ainda assim, 88% dos eleitores ainda afirma, porém, que já tem certeza da decisão tomada.
O Vox Populi ouviu 3.000 pessoas em 214 municípios, entre os dias 23 e 24 deste mês e, portanto, já refletem a repercussão de episódios que marcaram o debate presidencial na semana passada, como o tumulto em um compromisso de Serra no Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 37059/10 em 20 de outubro.
Vantagem
A região onde a candidata do PT tem a maior vantagem em relação ao adversário tucano é o Nordeste: 64%, contra 27%. O Sul é a única região em que Serra tem vantagem sobre a petista: 47% a 39%. No Sudeste, onde está concentrada a maior fatia do eleitorado, ela venceria por 44% a 40%.
Entre os homens, 53% votam em Dilma e 36% em Serra. Estão indecisos ou votam branco e nulo 10% dos eleitores masculinos. A diferença diminui entre as mulheres. Dilma tem 46% e Serra 40% do voto feminino. Indecisas e votos brancos e nulos somam 14%.
Num momento em que temas religiosos ganharam destaques na campanha, a pesquisa aponta também que Dilma venceria o rival entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%.
FONTE: www.ig.com.br
A piada do momento: que barulho a bolinha de papel fez ao atingir Serra?
PlimPlim!
*****
Do cesarlisboa13, via twitter:
Mas bombando, mesmo, está o joguinho que aproveita o cenário do Jornal Nacional.
FONTE: www.viomundo.com.br (Luiz Carlos Azenha)
Da Folha.com
Popularidade recorde de Lula alavanca Dilma, diz Datafolha
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
A melhora de Dilma Rousseff (PT) teve como alavanca principal o seu desempenho no Nordeste, combinado com um novo recorde de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No Nordeste (cerca de 27% dos eleitores do país), Dilma cresceu cinco pontos em uma semana, indo de 60% a 65% das intenções de voto.
Já Lula registrou nesta semana 82% de aprovação para o seu mandato (respostas "bom" e "ótimo"), a maior taxa desde quando assumiu o Planalto, em janeiro de 2003.
Essa é também a melhor marca já apurada pelo Datafolha para todos os presidentes civis desde 1985.
Ao mesmo tempo, Dilma oscilou positivamente entre os que acham o governo Lula bom ou ótimo. Ela tinha 56% na semana passada e foi a 58%. Esse movimento coincide com a presença mais frequente do presidente na propaganda de TV da petista.
Já José Serra (PSDB) continua estável com 33% de intenção de votos entre os que aprovam o governo Lula.
FONTE: www.advivo.com.br/luisnassif/
Da amiga navegante Bel:
O Ibope divulgou, na noite desta quarta-feira (20) nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano José Serra. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 13, Dilma tinha 53% dos votos válidos, e Serra, 47%.
Além dos números gerais, o Ibope também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado, como sexo e regiões do país [veja as intenções de voto nesses segmentos no quadro ao lado].
Eleitorado masculino e feminino
Entre os votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos) de eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 58% das intenções de voto, contra 42% de Serra. Na pesquisa anterior, do último dia 13, Dilma tinha 56%, e Serra, 44%.
Já entre as mulheres, a petista tem 54% dos votos válidos, e Serra, 46%, segundo o Ibope. No levantamento anterior, Dilma e Serra tinham 50% cada um.
Nos votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 53% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino, contra 39% de José Serra. Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 3%.
Na pesquisa anterior, esses índices eram de 52% para a petista e 40% para o tucano. Brancos e nulos somavam 5%, e indecisos, 3%.
No eleitorado feminino, Dilma aparece com 48% das intenções de voto, e Serra, como 41%. Entre as mulheres, brancos e nulos totalizam 5%, e indecisos, 6%.
No último levantamento, os dois candidatos tinham, individualmente, 46% das intenções. Brancos e nulos eram 4%, e indecisos, 3%.
Votos válidos por região
No Norte/Centro-Oeste, Dilma aparece na pesquisa com 49% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos). Serra tem 51%. No levantamento divulgado no dia 13, Dilma tinha 54%, e Serra, 46%.
No Nordeste, Dilma tem 68%, e Serra, 32%, apontou o Ibope. A pesquisa anterior apontava a candidata do PT com 61%, e Serra com 39%.
No Sudeste, a petista tem 53%; o tucano, 47%. No levantamento da semana passada, esses índices eram de 52% e 48%, respectivamente.
No Sul, a candidata do PT tem 50%, mesmo índice alcançado pelo candidato do PSDB. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 43%, e Serra, 57%.
Votos totais por região
Quando são considerados os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 46% no Norte/Centro-Oeste, e Serra, 47%, informa a pesquisa. Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 3%. Na pesquisa anterior, a petista obteve 51%, e o tucano, 43%, no Norte/Centro-Oeste. Brancos e nulos somavam 2%, e indecisos, 4%.
No Nordeste, Dilma tem 64%, aponta o instituto, e Serra, 31%. Brancos e nulos são 4%, e indecisos, 1%. A candidata do PT tinha 57% no último dia 13, contra 36% do candidato do PSDB, e brancos e nulos somavam 4%, enquanto os indecisos eram 3%.
No Sudeste, Dilma tem 45%; Serra, 41%. Brancos e nulos totalizam 7%, e indecisos, 6%. O levantamento anterior mostrava Dilma com 46% das intenções, enquanto Serra tinha 44%. Brancos e nulos eram 7%, e indecisos, 4%.
No Sul, a petista passou de 41% da última pesquisa para 47% no levantamento desta quarta, e o tucano, foi de 54% para 46% agora, indica o Ibope. Brancos e nulos são 4%, e indecisos, 3%.No levantamento anterior, eram 3% e 2%, respectivamente.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36766/2010. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 201 municípios entre segunda-feira (18) e esta quarta (20). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
FONTE: www.g1.com.br
Fui ver os dados publicados no Blog do Nassif sobre a pesquisa Datatempo, publicada hoje no jornal O Tempo, de Minas Gerais.A diferença entre as inteções de voto estimuladas – 51,22% a 36,22% – representa uma diferença de 14,4% nos votos válidos (57,27% a 42,82%).
FONTE: www.tijolaco.com.br
Os novos números do instituto Vox Populi - Dilma 51% e Serra 39%, e apenas 4% de indecisos - deixaram os tucanos em pé de guerra com o mundo.
O primeiro a estrebuchar, depois de constatar, que pelo instituto, Dilma subiu 3 pontos e Serra caiu 1, foi o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que chamou os institutos de pesquisas de "cabos eleitorais".
“No primeiro turno, o Vox Populi se destacou mais que os outros. Não dava para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza”, afirmou Guerra, seguido, horas depois, pelo próprio presidenciável José Serra.
“A pesquisa de Vox Populi nós não levamos em consideração porque se trata de um instituto de confirmada falta de credibilidade que maquiou os resultados do primeiro turno inteiro. A realidade das urnas mostrou como eles estavam maquiando“, explodiu Serra.
*
Do Blog: Não tenho dados para concordar com os tucanos ou discordar deles.
Mas que esse discurso está muito parecido com discurso de derrotado...ah, está sim.
Alguém aí conhece algum candidato, que quando está à frente nas pesquisas, chama instituto de safado, maquiador, cabo eleitoral ou o raio que o parta?
Não, né?
Então, se quer passar para a humanidade que Serra vai ganhar a eleição, os tucanos têm é que trocar o discurso.
FONTE: www.thaisagalvao.com.br
Ricardo Galhardo, iG São Paulo | 19/10/2010 05:00
Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta terça-feira mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra. Na última pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a vantagem era de 8 pontos (Dilma tinha 48% e Serra 40%). Os votos brancos e nulos permaneceram em 6% e os indecisos passaram de 6% para 4%.
Se forem considerados apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos) a vantagem subiu de 8 para 14 pontos. Dilma tinha 54% e passou para 57%. Serra caiu de 46% para 43%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
A candidata do PT tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.
O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.
Recortes
Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%.
Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.
A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.
Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%.
Embora seja mulher Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.
No recorte que leva em consideração a cor da pela Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano.
Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos.
FONTE: www.ig.com.br
O encontro onde FHC teria apresentado as privatizações de Serra a empresários estrangeiros foi no sofisticado Hotel das Cataratas
Um portal de Foz do Iguaçu, o Clickfoz, confirmou junto ao Hotel das Cataratas que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve presente em um evento fechado ontem à noite no hotel com a presença de vários estrangeiros.
Segundo o jornalista mineiro Laerte Braga, em seu blog, Brasil Mobilizado, o propósito do encontro seria apresentar a investidores estrangeiros oportunidades de negócios no Brasil, com a privatização de estatais brasileiras no caso de vitória de José Serra.
Ainda segundo Braga, FHC estaria assumindo com os empresários o compromisso de venda de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu, em nome de José Serra.
“Cada um dos investidores recebeu uma pasta com dados sobre o Brasil, artigos de jornais nacionais e internacionais e descrição detalhada do que José FHC Serra vai vender se for eleito”, escreveu Laerte Braga. “E além disso os investidores estão sendo concitados a contribuir para a campanha de José FHC Serra, além de instados a pressionar seus parceiros brasileiros e a mídia privada a aumentar o tom da campanha contra Dilma Roussef.”
Ainda segundo o blog, FHC teria dito, logo após ser apresentado pelo organizador do evento Raphael Ekmann, que “se deixarmos passar a oportunidade agora jamais conseguiremos vender essas empresas.”
Raphael Ekmann, ex-gerente comercial da Globosat, é responsável por relações com investidores do Grupo de Investimentos Tarpon. Em 2006, este grupo fez uma oferta hostil para tentar comprar a Acesita, e em 2009, vendeu sua participação na siderúrgica para a Arcelor Mittal.
Braga cita a presença de outras pessoas, como Alice Handy, que vem a ser fundadora e presidente de um grupo privado de investimentos em Charlottesville, nos Estados Unidos, e de Anjum Hussain, diretor de gerenciamento de risco de outro fundo de investimentos que administra US$ 1,6 bilhão.
A jornalista Hildegard Angel afirmou em seu blog no R7, que “o fato é realmente grave e pode ser visto como um ato contra a soberania brasileira e seria importante tanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como o candidato José Serra virem a público esclarecer essa denúncia.”
FONTE: www.tojolaco.com.br
![]() |
Clique na imagem para ampliá-la. |