PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PESQUISA SNT/SENSUS MOSTRA DILMA NA LIDERANÇA

Foto: Júlio Fernandes

Clésio Andrade, presidente da CNT
Dados da pesquisa CNT/Sensus, divulgadas na manhã desta quinta-feira (5), mostram que na pesquisa estimulada as intenções de voto a candidata Dilma Rousseff (PT) são de 41,6% e as do candidato José Serra (PSDB), de 31,6%. A candidata Marina Silva (PV) aparece com 8,5%.

Na pesquisa espontânea, Dilma lidera as intenções de voto com 30,4% contra 20,2% de Serra. A candidata Marina aparece com 5%. O presidente Lula, que não é candidato a reeleição, ainda foi citado por 5% dos pesquisados.

Nessa 102ª edição da pesquisa CNT/Sensus, foram entrevistadas duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 31de julho e 2 agosto de 2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, a estratégia de transferência de votos utilizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) está funcionando. “Ela passou a ter identidade própria e musculatura política, ou seja, ela está realmente conseguindo colher os frutos desse apoio do presidente Lula”, avaliou.

Segundo ele, a queda do candidato José Serra está relacionada à uma crítica “muito contundente” ao atual governo. “Criminalizar quem faz benefício social, com certeza acaba afetando. Não adianta tentar separar o PT do presidente Lula ou a candidata Dilma do presidente Lula, porque não se consegue”, argumentou.

Edição anterior

Na última edição da pesquisa, divulgada em 17 maio deste ano, Dilma Rousseff ultrapassou, pela primeira vez na Pesquisa CNT/Sensus, o ex-governador de São Paulo José Serra, na corrida pela sucessão presidencial. A 101ª edição do levantamento mostra a ex-ministra com 35,7% na pesquisa estimulada, contra 33,2% de Serra no cenário mais provável, o que caracteriza empate técnico pela margem de erro do levantamento.

Segundo turno

Na pesquisa de intenções de voto para o segundo turno, divulgada nesta quinta, a candidata do PT aumentou as intenções de voto para 48,3%. Em janeiro, esse indicador era de 37,1% e em maio, de 41,8%.

Já o candidato José Serra caiu de 44% em janeiro, para 40,5% em maio e 36,6% em agosto.

Na hipótese de um segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT venceria com 55,7% contra 23,3% da candidata do PV. Já na disputa entre Serra e Marina, o candidato do PSDB venceria com 50% das intenções de voto, contra 27,8% da candidata do PV.

Expectativa de vitória

A 102ª edição da pesquisa CNT/Sensus mostra que 47,1% dos entrevistados acreditam que a candidata Dilma será vencedora do pleito eleitoral. Outros 30,3% da população acreditam que Serra será vencedor. Para a candidata Marina Silva, 2,2% da população acredita na sua vitória.

“Tecnicamente, a hipótese de término das eleições em primeiro turno não pode ser descartada, mas não podemos confirmar”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Rejeição

A maior variação no índice de rejeição apresentada foi da candidata Marina Silva, neste caso, de redução. Em maio, a quantidade de pessoas que não votaria em Marina caiu de 34,4% para 29,7%. O indicador de José Serra ficou praticamente estável, passando de 29,5% em maio para 30,8% em agosto. A mesma situação acontece com a candidata Dilma, cujo índice passou de 26,1% para 25,3%.

Em relação ao nível de conhecimento dos candidatos, 9,6% dos entrevistados afirmaram não conhecer a candidata Marina. O índice de “não conhecimento” da candidata Dilma foi de 3% e do candidato Serra, de 2,6%.

Avaliação

A cinco meses de encerrar seu segundo mandato, a avaliação positiva do governo do presidente Lula está em 77,5% - o maior índice já registrado desde setembro de 2005. A percentagem de entrevistados que avaliam o governo como “regular” é a menor já registrada na série histórica: 15,4%. Já a avaliação negativa do governo se manteve praticamente estável em 4,6%.

O desempenho pessoal do presidente Lula também apresentou resultados positivos, e o índice de aprovação está em 80,5%.

Em relação aos governos estaduais, 37,9% dos entrevistados avaliam como bom. Outros 29,1% fizeram a avaliação “regular” e outros 12,2% consideraram ótimo o atual governo.

Na avaliação das prefeituras, 30,4% avaliam como bom e 26,6% como regular. Apenas 11,7% avalia como ótimo o desempenho da sua prefeitura.

Érica Abe -Redação CNT

Saiba mais...
- Confira aqui matéria em áudio sobre a pesquisa
- Confira aqui a íntegra da pesquisa

FONTE: http://www.cnt.org.br

Nenhum comentário: