PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

12 DE AGOSTO: DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

ImageSeverine Macedo

Severine Macedo e Murilo Amatneeks

O dia 12 de agosto é considerado como o Dia Internacional da Juventude e neste ano esta data tem um significado especial. Segundo a ONU, a partir deste dia até agosto de 2011, viveremos aquele que está sendo chamado de o Ano Internacional da Juventude.

A escolha de 2010 para realizar um outro Ano Internacional da Juventude não acontece à toa. Assim como a primeira vez, em 1985, vivemos um grande contingente populacional nesta faixa etária, onde temos a maior população jovem, em números absolutos, de nossa história. Isto por si só já justifica a importância do tema. Porém, somando isso aos graves índices de desigualdade social retratados no recorte juvenil, temos na juventude uma grande oportunidade para fazer do Brasil um país melhor.

Com o Governo Lula, a juventude entrou na agenda política do país, por meio de uma concepção que reconhece os jovens como sujeitos de diretos e agentes do desenvolvimento nacional. Através de políticas emergenciais e inclusivas, como o Projovem e Pronasci, e políticas estruturantes, como a criação de 14 novas universidades federais, 214 escolas técnicas e diversos equipamentos públicos nas comunidades, o Brasil hoje pode dizer que leva os seus jovens a sério. E, mais do que isso, o país reconhece que esta geração condiciona o padrão de desenvolvimento que quer alcançar nas próximas décadas.

Assim, cada vez mais, o tema juventude tem ganhado corpo nos debates da política nacional. Durante o período eleitoral, não tem sido diferente. Os jovens representam quase um terço do eleitorado do país nestas eleições. Além do fato de que a perspectiva futura de um Brasil desenvolvido para as próximas gerações está mais evidenciada, uma vez que esta disputa marca um momento decisivo para os rumos do país nas próximas décadas. Estamos falando da continuidade e do aprofundamento das mudanças iniciadas com o Governo Lula, ou retroceder a um projeto que tem grande responsabilidade sobre os grandes índices de exclusão social dos jovens brasileiros.

No último dia 07 de agosto, a candidata Dilma Rousseff se encontrou com a juventude na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e apresentou algumas de suas propostas para fazer da juventude um eixo estratégico para o Brasil continuar mudando.
Lá, Dilma falou sobre a necessidade de fazer com que os jovens possam aumentar a sua escolaridade e ter uma formação plena para uma sociedade cada vez mais técnico-científica, com ampliação do Prouni e das escolas técnicas, e levando banda larga para as escolas e para os jovens brasileiros, naquele que, segunda a candidata, será o “Luz Para Todos da Juventude”.

Dilma também tem se comprometido com a construção de mais equipamentos públicos para os jovens, naquela que deve ser uma grande resposta aos problemas da segurança pública e ao dilema do crack. Estes equipamentos de convivência juvenil atestam o quanto é importante oportunizar condições de aproveitamento do tempo livre, com acesso a cultura, esporte e lazer nas comunidades. O Governo Lula criou uma agenda de construção destes equipamentos, como as Praças de Juventude e demais espaços. Dilma irá construir 800 Praças para jovens nos municípios brasileiros.

Esta atividade, organizada pelas juventudes partidárias da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, marcou o Dia Nacional de Mobilização da Juventude com Dilma.

Este dia foi marcado pela unidade em torno dos diversos partidos, tanto em nível nacional, como nos estados, especialmente em alguns locais onde existem mais de um palanque para Dilma. Assim, cerca de 100 municípios organizaram atividades de forma concomitante com o ato nacional. Foram panfletagens, bandeiraços, mutirões, caminhadas, atos com candidatos a governador, entre outros, que demonstraram a capilaridade e a capacidade de mobilização da juventude nestas eleições.

Por fim, ainda temos pouco menos de dois meses de campanha até a eleição, e a juventude já entrou na pauta como um tema central desta disputa. Agora, os jovens devem continuar mobilizados, criando os comitês de juventude e desenvolvendo atividades por todo o país, naquela que será considerada a eleição que pode ser decidida pela juventude brasileira.

Mais do que decidir este processo, queremos decidir os rumos do país, fazendo da juventude o motor das mudanças que o Brasil continuará vivendo com Dilma presidente.

FONTE: Blog do Zé - www.zedirceu.com.br

Nenhum comentário: