As pesquisas eleitorais "são retratos do momento", portanto é um instrumento importante para embasar as ações dos candidatos no contínuo processo de cata aos votos até o dia da eleição. O resultado de uma eleição é quando se apura os votos, embora tenhamos de reconhecer que as pesquisas podem revelar a tendência e o comportamento do eleitorado, favorecendo ou não um ou outro candidato.
O IBOPE, por exemplo, o mais conhecido instituto de pesquisas do Brasil, desde 1945 começou a trabalhar com pesquisas eleitorais, e desde o governo Juscelino Kubitschek faz pesquisa de opinião para todas as esferas de governo, seja federal, estadual ou municipal.
Já o Instituto Datafolha, iniciou suas atividades em 1983, como um departamento de pesquisas do Grupo Folha da Manhã, criado para realizar pesquisas de opinião pública e eleitorais com o máximo rigor técnico e agilidade. Em 1989, voltam as eleições diretas e os resultados das urnas confirmam o Datafolha como um dos mais importantes Institutos de Pesquisas do País.
As técnicas de pesquisa levam em conta metodologias diversificadas embasadas no levantamento de dados por "amostragem", que po ser determinada em três estágios distintos, segundo o IBOPE:
1. Seleção probabilística dos municípios que comporão a amostra por meio do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), tomando como base a população de cada um deles. Este método permite que a proporcionalidade existente entre as várias áreas do município sejam respeitadas.
2. Seleção probabilística dos setores censitários do IBGE onde serão realizadas as entrevistas, utilizando também o método PPT.
3. Seleção dos entrevistados de acordo com cotas proporcionais de sexo, idade, grau de instrução e setor de dependência econômica, dentro dos setores censitários sorteados previamente. As cotas servem para evitar erros decorrentes da não existência de cadastros dos eleitores dentro dos setores censitários e da impossibilidade do levantamento de tal informação durante o processo da pesquisa.
A partir daí são feitas as "interpretações dos dados" e estabelecido a "margem de erro".
Portanto é preciso ter claro que as pesquisas eleitorais, realizadas com seriedade e dentro das técnicas da ciência estatística, são um instrumento poderoso na construção de um resultado eleitoral.
FONTE: www.ibope.com.br e datafolha.folha.uol.com.br
O IBOPE, por exemplo, o mais conhecido instituto de pesquisas do Brasil, desde 1945 começou a trabalhar com pesquisas eleitorais, e desde o governo Juscelino Kubitschek faz pesquisa de opinião para todas as esferas de governo, seja federal, estadual ou municipal.
Já o Instituto Datafolha, iniciou suas atividades em 1983, como um departamento de pesquisas do Grupo Folha da Manhã, criado para realizar pesquisas de opinião pública e eleitorais com o máximo rigor técnico e agilidade. Em 1989, voltam as eleições diretas e os resultados das urnas confirmam o Datafolha como um dos mais importantes Institutos de Pesquisas do País.
As técnicas de pesquisa levam em conta metodologias diversificadas embasadas no levantamento de dados por "amostragem", que po ser determinada em três estágios distintos, segundo o IBOPE:
1. Seleção probabilística dos municípios que comporão a amostra por meio do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), tomando como base a população de cada um deles. Este método permite que a proporcionalidade existente entre as várias áreas do município sejam respeitadas.
2. Seleção probabilística dos setores censitários do IBGE onde serão realizadas as entrevistas, utilizando também o método PPT.
3. Seleção dos entrevistados de acordo com cotas proporcionais de sexo, idade, grau de instrução e setor de dependência econômica, dentro dos setores censitários sorteados previamente. As cotas servem para evitar erros decorrentes da não existência de cadastros dos eleitores dentro dos setores censitários e da impossibilidade do levantamento de tal informação durante o processo da pesquisa.
A partir daí são feitas as "interpretações dos dados" e estabelecido a "margem de erro".
Portanto é preciso ter claro que as pesquisas eleitorais, realizadas com seriedade e dentro das técnicas da ciência estatística, são um instrumento poderoso na construção de um resultado eleitoral.
FONTE: www.ibope.com.br e datafolha.folha.uol.com.br
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