PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PESQUISA CNT/SENSUS APONTA VITÓRIA DE DILMA NO PRIMEIRO TURNO


Foto: Júlio Fernandes - NCI

Clésio Andrade, presidente da CNT
A 103ª edição da pesquisa CNT/Sensus mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 55,3% dos votos válidos, contra 44,7% dos demais candidatos. Desses, José Serra (PSDB) representa 33,7% dos votos válidos.

Se confirmado esse resultado nas urnas, Dilma vence as eleições já no primeiro turno. “Não podemos afirmar que a eleição terminou, porque a eleição é 3 de outubro. Agora, do ponto de vista técnico, é uma eleição que tende a se definir dessa forma”, analisou o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade.

Para Clésio Andrade, o bom resultado da candidata petista se deve ao alto índice de transferência de votos do presidente Lula. “A candidata Dilma Rousseff conseguiu encarnar bem, como aquela pessoa que teve o presidente Lula como apoiador”. Segundo ele, Dilma conseguiu associar o bom desempenho econômico do país, a geração de emprego e os programas sociais à sua imagem.

“Conseguiu colocar para as pessoas que ela foi o braço direito dele, foi a grande âncora das transformações do país. Transformações que trouxeram benefícios e resultados significativos para o povo brasileiro”, acrescentou o presidente da CNT.

O levantamento foi apresentado na manhã dessa terça-feira (24), pela CNT, em Brasília (DF). A 103ª pesquisa CNT/Sensus foi realizada com duas mil pessoas em 136 municípios de 24 estados entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,2%.

Cenários

Na pesquisa estimulada, em que os eleitores são lembrados de todos os candidatos concorrentes, Dilma apresenta 46% dos votos. Na edição anterior do estudo, divulgada no dia último dia 5 de agosto, a candidata apresentava 41,6% das intenções.

Nessa mesma comparação o candidato José Serra apresentou queda, passando de 31,6% para 28,1%. A candidata do PV, Marina Silva, também caiu, passando de 8,5% para 8,1%,

“O movimento de crescimento de Dilma é muito grande e os votos que ela está tendo agora são alguns de branco e nulo, e alguns de José Serra que está perdendo”, apostou Clésio Andrade.

A pesquisa da CNT/Sensus mostra ainda que em um eventual segundo turno, Dilma venceria a disputa com 52,9% dos votos, contra 34% de José Serra.

Rejeição

Apesar do crescimento nas intenções de voto, o índice de rejeição da candidata também aumentou, passando de 25,3% para 28,9%. O maior aumento, no entanto, foi no índice de Serra, que passou de 30,8% para 40,7%.

“Isso é significativo. Acima de 36,5% nós entendemos que o candidato apresenta muita dificuldade e acima de 40% não tem, na história do país, nenhum candidato que conseguiu se eleger com esse nível de rejeição individual”, avaliou Clésio Andrade.

Em relação à expectativa de vitória, a pesquisa mostra que 61,8% dos entrevistados acreditam que Dilma vencerá o pleito eleitoral deste ano. Outros 21,9% acreditam que Serra venceria as eleições, enquanto apenas 1,3% apontam na candidata Marina como provável vencedora.

Programas eleitorais

Nesta edição, a pesquisa CNT/Sensus mostra a avaliação do eleitor sobre os programas eleitorais. Os dados mostram que apenas 13,2% dos entrevistados assistiram a todos os programas dos candidatos à presidência da República, veiculados pelo rádio e pela televisão desde o último dia 19 de agosto.

Outros 29,7% assistiram a apenas parte dos programas e 22,8% ouviram falar ou conversaram sobre o assunto. Além disso, 32,4% não ouviram falar ou não tiveram conhecimento dos programas.

Outro dado da pesquisa mostra que 20,4% dos entrevistados elegeram a propaganda eleitoral de Dilma como “a melhor”. Nessa avaliação, o índice de Serra é de 12,5% e de Marina Silva, de 2,8%.


Regiões

Na avaliação regionalizada, o maior índice de intenções de voto de Dilma está na Região Nordeste (62,1%), onde Serra aparece com 19,8% das intenções. A única região em que Serra vence Dilma é a Sul, onde o candidato tem 47,8% contra 35,7% de Dilma. O maior índice de indecisos está no Sudeste, com 21,8%.

ÁUDIO
Ouça reportagem sobre a pesquisa.

PESQUISA NA ÍNTEGRA:
Consulte os arquivos da 103ª Pesquisa CNT/Sensus.

FONTE: http://www.cnt.org.br/portal/webCNT/default.aspx

Nenhum comentário: