PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sábado, 21 de agosto de 2010

INAUGURADA A NOVA SEDE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN

Imagem Destaque
(Foto: Agecom/Ingrid de Andrade)
Estive presente nesta sexta-feira, 20 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à inauguração da nova sede da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Estiveram presentes na cerimônia o reitor José Ivonildo do Rêgo, a vice-reitora Ângela Paiva, o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação Carlos Eduardo Bielschowsky, a secretária de Educação a Distância da UFRN Vera Lúcia do Amaral, o professor Jaziel Martins Sá, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), e Renato Morais, diretor de Educação a Distância da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Em 1997, deu-se início a Educação a Distância no país e, hoje, são em torno de 850 mil alunos de graduação nessa modalidade, afirmou Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação.

“A educação a distância é importante para a melhoria da educação presencial. Mas ainda há a necessidade de expandir os avanços nessa área, para que seja um instrumento na melhoria da qualidade da instituição, e consolidar o nosso compromisso com o Estado”, disse o reitor Ivonildo do Rêgo. Na década de 70, foi iniciada uma experiência importante na educação a distância com a Televisão Universitária (TVU), mas que foi descontinuada. Em 2003, a discussão sobre o tema foi retomada, época em que o Brasil vivia um atraso no uso dessa ferramenta importante na educação. Os primeiros cursos na UFRN começaram em 2005.

“A UFRN está bem classificada no contexto nacional. Nós temos aqui um sistema que alcançou a qualidade. Conseguiu ampliar o acesso ao Ensino Superior, espalhando oportunidades pelo Estado. Com focos importantes, como a formação de professores e cursos para a melhoria da administração pública”, disse Carlos Bielschowsky .

A nova sede utilizou como modelo a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ/CEDERJ) para implantação da educação a distância na UFRN. “A concretização desse prédio representa o trabalho de uma equipe, hoje com mais de 50 pessoas, que vem executando projetos pedagógicos inovadores”, disse Vera Lúcia do Amaral. A secretária agradeceu ao professor Ivonildo do Rêgo pelo respaldo e apoio empenhados, à professora Carmem Rêgo e aos parceiros no pólo de Pernambuco.

A nova sede da Sedis custou R$ 1.104.728,40, com recursos oriundos do REUNI e do Ministério da Educação.
FONTE: www.ufrn.br

Nenhum comentário: