PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

domingo, 27 de junho de 2010

SÃO JOÃO DO BASTIÃO... O SUCESSO CONTINUA...

O "São João do Bastião" foi realmente um sucesso!
Foram 20 salas de aulas dos três turnos da escola, envolvendo alunos do campo e da cidade, em um desfile animadíssimo de 35 carroças e cerca de 1000 participantes (alunos, ex-alunos, professores, funcionários, amigos).
Fiquei inclusive admirado com alguns comentários surgidos nos últimos dias colocando que os professores "dariam" nota 10,0 aos alunos que colocassem carroças no passeio!
Realmente iremos atribuir notas à participação dos/as alunos/as em nosso São João e vamos fazê-lo também em relação à Gincana Cultural que se iniciará amanhã.
Agora, é importante ressaltar que não é a nota que passa aluno no vestibular; tão pouco reflete o aprendizado! Sobretudo se esta for utilizada como "acerto de contas"...
Outro fator importante é que dentro do novo processo de avaliação do Ensino Médio Modular (que foi implantado pelo Estado em 2010), o aluno terá uma média ao final de cada semestre letivo e para isso ele receberá dentro desse processo no mínimo 16 notas para cada disciplina. Dentro destas, uma referente ao São João e outra referente à Gincana Cultural, as outras 14 a partir dos conteúdos estudados (individuais e coletivas)... Portanto não é a média do bimestre (que já não existe mais nesse novo processo!), mas sim uma das 16 notas que lhe serão atribuidas dentro do semestre letivo.
Um fator muito mais importante do que simplesmente a nota é a "integração" dos/as alunos/as que este tipo de atividade proporciona. Jogos interclasse, São João, Gincanas, todos estes processos devem ser valorizados e fortificados, sobretudo dentro de um mundo recheado de egoísmos e de falta de coleguismo.
Assim, todas as atividades propostas nos planejamentos que realizamos desde o início do ano, passando pela formação que recebemos em Nísia Floresta, e o que estamos concretizando dão conta de que devemos incentivar a integração do alunado e de toda a comunidade escolar, etc.
No entanto, cada um tem o direito de opinar, se expressar, concordando ou não!
É bom lembrar que a escola é um espaço onde devemos valorizar a diversidade e portanto, com respeito às ideias do/a outro/a, devemos valoriza-la.
E como nos ensinou o Filósofo Pitágoras a milhares de anos: "com ordem e tempo descobrimos o segredo de tudo fazer e fazer bem!"
Amanhã começaremos a apresentação das tarefas da Gincana Cultural na Quadra "Prof. Francisco Segundo", na própria escola. Aliás é bom destacar que a quadra foi construída com recursos de um Prêmio que a escola ganhou, em nível nacional, na Educação Ambiental, VALORIZANDO A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS...

Nenhum comentário: