PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

domingo, 2 de agosto de 2009

20 ANOS SEM "O REI DO BAIÃO"


FOTO: forrodicumforca.zip.net/

Hoje faz vinte anos que Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", nos deixou fisicamene. Seu estilo musical autêntico e sua personalidade forte marcaram a musicalidade brasileira. É praticamente impossível uma festa junina sem a música de "Gonzagão". Por todo o Brasil suas músicas se mantêm no repertório de bandas e trios sertanejos, em especial do "forró pé-de-serra" (no sudeste e grades centros urbanos denominado "forró universitário").
Em sua última apresentação fez um pequeno discurso onde destacou: “Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito o seu povo, o sertão, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor...” (www.luizluagonzaga.mus.br)
De osteoporose, Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de Agosto de 1989, às 05.15hs, no Hospital Santa Joana, no Recife, onde dera entrada há 42 dias
"Seu Lula", como também era conhecido, tinha uma persnalidade forte e como gostamos de dizer aqui no Nordeste "tinha o pavio curto". Entre tantos casos que se conta podemos destacar o seguite episódio:
Em 1973, Luiz Gonzaga ia casar a filha Rosinha, mas o dinheiro estava curto. A saída foi pedir um adiantamente à RCA, onde estava desde os anos 40. O novo presidente da empresa, um tal Mr. Evans, negou o adiantamento. Gonzagão irritou-se e foi falar pessoalmente com o gringo. Chegou no andar da presidência, foi barrado pela secretária. A iritação virou fúria: “PQP, há mais de 30 anos trabalho na RCA, e só vejo o cachorro, nunca o dono! (o cachorro no caso era o cãozinho latindo para um gramofone, no logotipo da RCA). Dito isto, emburacou no gabinete de Mr. Evans, e pediu rescisão de contrato. Quem lhe conseguiu o adiantamente e um contrato na Odeon, foi o também pernambucano Fernando Lobo (pai de Edu Lobo). Ironicamente, foi o mesmo Fernando Lobo quem havia proibido Luiz Gonzaga de cantar na Rádio Tamoio, da qua era diretor, alegando que ele havia sido contrato como sanfoneiro, portanto só podia tocar sanfona.
FONE: http://www.nordesteweb.com/not10_1208/ne_not_20081214b.htm

Nenhum comentário: