PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL


Dando continuidade à série histórica do IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, apresenta-se a divulgação do IFDM relativo aos dados oficiais de 2006. O IFDM surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado.
A defasagem temporal de três anos entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Com efeito, somente em 2009 foi possível reunir concomitantemente dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano sob análise.
A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros, apresentando uma série anual, de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais.
Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados. Deste modo, constitui-se uma importante ferramenta de gestão pública e de accountability democrática.
O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber, Emprego&Renda, Educação e Saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade. Neste sentido, estipularam-se as seguintes classificações: municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento.
O MUNICÍPIO DE CARAÚBAS FICOU EM 8º LUGAR NO RANKING DO RN (melhorando oito posições) E EM 2021º NO BRASIL, de 5.564 cidades pesquisadas, OBTENDO O ÍNDICE DE 0,6465, SENDO 0,5072 NO ÍNDICE DE RENDA (ficando em 8º no Estado); 0,7180 EM EDUCAÇÃO (ficando em 15º no Estado)E 0,7142 EM SAÚDE (ficando em 71º no Estado). Reforçando-se que os dados coletados são dos anos de 2005 e 2006.
Mas é importante ressaltar que há muito o que se fazer, não apenas pelo poder público municipal, como foi feito e realizado pela gestão anterior, mas por toda a sociedade! Afinal, o índice é uma referência, que deve ser usado para melhorar pois os problemas crescem em escala muito maior!
FONTE: http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CE9231956A5012343B7C92D5445.htm

Nenhum comentário: