PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

domingo, 9 de agosto de 2009

HOJE É DIA DOS PAIS...


Pensei em escrever um texto em homenagem aos pais... Nâo consegui!
Não consegui por vários motivos, entre eles destaco o fato de que cada vez que começava a digitar ouvia um carro de som com mensagens artificiais sobrepostas em um fundo musical melancólico, que mais se aplicariam ao "dia dos pais que morreram" e não aos pais que estão vivos contruindo vida em seus lares e na sociedade.
Já estou com 38 anos de idade e estou perdendo as esperanças de ver essas datas que o capitalismo cria para vender presentes serem celebradas ao menos com alegria e alguma reflexão sobre a vida. Penso mesmo que não verei.
A sociedade capitalista cria datas e mais datas para "aquecer" o comércio e as proliferam através dos "aparelhos iedológicos do Estado", conforme nos ensina o filósofo francês Louis Althusser (http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser).
Meu pai está com Alzheimer e vamos juntos almoçar juntos (inclusive ontem meus pais completaram 40 anos de casados). Tenho ensinamentos que apredi com meu pai, mesmo quando discordei dele. De certa forma sua opinião (da qual eu discordava)me serviu para eu "pensar" sobre ela e é assim na vida. Digo sempre aos meus alunos: "pensar não dói" e nos ajuda muito a sorrir, pois o exercício do pensar é um bom antídoto para evitar muitas mazelas que vemos por aí (e que podem nos atingir)!
Bom... Aos pais (coceito muito amplo que muitos desconhecem!) que contribuiem com a dignidade humana, meus parabéns. Aos que se assumem como pai apenas no dia de hoje, talvez para ganhar um presente: é admirável que ainda te aceitem socialmente!
E os maiores parabéns também para muitas mães, que cuidam de todos os pais, e na maioria das vezes executam os deveres que estes deveriam fazer, enquanto eles "continuam em liberdade".

Um comentário:

Júnior Carneiro disse...

cara essa aki ficou show de bola....rsrs
pense num comentario massa...rsrs
aquecer o comercio ....hehe..eitxa o maldito capitalismo...pra ser gente term q ter carro ou moto e pra ser celebrado datas especiais tem que haver presente(dinheiro)...
gostei.
abraços cara.
bom trabalho no blog.