PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PARA QUEM ACHA QUE O "DIA DO AMIGO" É APENAS PARA "REFORÇAR A AMIZADE"

Campanha tenta Dia do Amigo na cultura popular
Publicada em 15/07/2009 às 23h37m
Erica Ribeiro

RIO - De olho nas vendas e na tentativa de incluir no calendário nova data forte do varejo, lojistas e entidades do setor estão apostando no Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho. A data teria sido criada pelo filósofo e sociólogo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado pela chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. No Rio, lei de autoria do deputado João Pedro (DEM-RJ) sancionou a data em 2008. Robson Gouvêa, presidente da Leader Magazine, ficou responsável, como representante da Fecomércio-RJ, pela promoção da data entre varejistas e consumidores.
- Em 2005, fiz um trabalho sobre isso e vi a oportunidade de tornar a data mais uma forma de movimentação do comércio. Na época, tivemos alta de 12% nas vendas contra o mesmo dia do ano anterior - diz Gouvêa.
A ação publicitária do Dia do Amigo foi feita pela Fecomércio-RJ, em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap) no Rio. A Agência3 foi responsável pela campanha, que começou na terça-feira e se encerra hoje, com material publicado nos jornais O GLOBO, Extra e Expresso. A iniciativa teve o apoio do GLOBO.
- Nosso objetivo é fazer com que, no futuro, o Dia do Amigo seja considerada a sexta data mais importante do varejo, depois de Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia da Criança - diz Gouvêa.
Para o diretor da Abap Gustavo Oliveira, a campanha criada pela Agência 3, em que dois amigos escrevem "cartas" declarando sua amizade, busca fazer com que a data seja inserida na cultura popular.
- Afinal, amigo todo mundo tem, pelo menos um.
Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3 $Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação, são os responsáveis pela campanha e também os "personagens" das cartas nos anúncios publicados.
- Nos conhecemos há 15 anos e, quando recebemos a tarefa de fazer essa ação, decidimos fazer juntos - explica Álvaro.
Amigas há 25 anos, Lenita Leal, auxiliar administrativa, e Penha Cristina Batista, que trabalha na área de desenvolvimento de mercado dos Correios, sempre trocam presentes no Dia do Amigo.
- Sempre nos presenteamos. Afinal, esta amizade já está completando bodas de prata - brinca Lenita, que frequenta a mesma academia de ginástica da amiga.
FONTE: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/07/15/campanha-tenta-dia-do-amigo-na-cultura-popular-756837240.asp

Nenhum comentário: