PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

APESAR DA TORCIDA CONTRA DA ELITE ANTIBRASIL E ANTIPOVO, A AVALIAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ESTÁ EM ALTA...
Vejam pesquisa IBOPE-CNI...


Brasília - Com uma análise positiva de 56% dos brasileiros em 90 dias de governo, a presidente Dilma Rousseff registrou a melhor primeira avaliação de governo desde o primeiro mandato da gestão Fernando Henrique Cardoso (41% de ótimo/bom em março de 1995). Bate os dois mandatos de FHC e os dois mandatos do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação é da primeira pesquisa CNI-Ibope do ano de avaliação do governo, divulgada nesta sexta-feira, 1º de abril, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de 56% foi menor do que no governo Fernando Collor, em fevereiro de 1990 (59% de ótimo/bom), mas a base de comparação não pode ser utilizada com rigor porque o levantamento de então foi feito antes da posse de Collor, tratando-se, portanto, de expectativa.

O levantamento revela que o índice de aprovação do governo Dilma Rousseff é de 73% da população, ficando atrás somente do primeiro mandato de Lula, que obteve 75% de aprovação em março de 2003. Exatamente 74% da população, segundo a pesquisa CNI-Ibope, disse confiar no governo Dilma, índice só superado pelo primeiro mandato do seu antecessor, com 80% em março de 2003.

“A população brasileira mostra um alto grau de satisfação com a presidente Dilma”, assinala a pesquisa. O gerente-executivo da Unidade de Pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, que comentou a pesquisa, atribuiu os resultados positivos do levantamento ao aumento do emprego e da renda. “O governo Dilma ainda carrega a boa avaliação da gestão Lula”, assinalou.

SEMELHANÇA – A grande maioria dos entrevistados – 64% - acha que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Lula. Nada menos do que 40% dos brasileiros consideram que o estilo de governar dela é “um pouco diferente” do estilo do antecessor, contra 39% que não vêem diferença entre um e outro. Outros 14% vêem um estilo “muito diferente” entre Dilma e Lula.

Apenas 5% da população considera o governo Dilma “péssimo” ou “ruim”. Ela é melhor avaliada nas regiões Norte/Centro-Oeste, com 63% de “ótimo” ou “bom”, e Nordeste, com 61%. O Sul e o Sudeste registram os menores percentuais de “ótimo” ou “bom”, com 52% e 53%, respectivamente. As duas regiões têm o maior percentual dos que não souberam ou não quiseram responder á questão, com 14% (Sul) e 13% (Sudeste).

Somente 12% dos entrevistados desaprovam o atual governo. Na comparação entre os níveis de renda, verifica-se que a aprovação a Dilma é maior entre aqueles com menor renda (até um salário-mínimo0, com 79%, e com maior renda (acima de dez mínimos), com 78%.

É bastante positiva, também, a expectativa em relação ao restante do governo, com 68% afirmando acreditar que será “ótimo” ou “bom”. Em dezembro – antes, portanto, da posse de Dilma – tal índice era de 62%. Houve, portanto, um aumento de seis pontos percentuais no primeiro trimestre, desde o início efetivo da gestão.

A pesquisa CNI-Ibope mostra que 40% dos brasileiros consideram o combate á inflação como prioritário em relação ás demais políticas de governo, contra 44% que acham que deve ter a mesma prioridade que as outras políticas.

Quatro das nove áreas de atuação do governo avaliadas pelo levantamento são aprovadas por mais da metade da população: combate à fome e à pobreza, com 61% de aprovação; combate ao desemprego, com 58%, são as áreas melhor avaliadas. As duas restantes aprovadas por mais de 50% dos pesquisados são meio ambiente e educação. No pólo oposto, impostos e saúde, ambas com 53% de desaprovação, e política de segurança pública, com 49%, são as áreas pior avaliadas.

A pesquisa CNI-Ibope realizou 2.002 entrevistas em 141 municípios entre 20 e 23 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.
Ouça Pesquisa CNI-Ibope

FONTE: www.cni.org.br

Nenhum comentário: