PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A COISIFICAÇÃO DO HOMEM

(foto: http://tatuiedilmais.blogspot.com)


O Grande Nobel de Literatura e socialista José Saramago, disse em 27 de Outubro de 1994:

"Um dos assuntos essenciais em toda a literatura não superficial é o da coisificação do homem, que alcança a sua perversidade máxima na exploração de uma classe social por outra, uma exploração que é superável pelo facto de que o homem possui uma capacidade revolucionária tanto para mudar a realidade como para transformar-se a ele mesmo.

(“José Saramago: ‘Hay que construir una iberidad cultural común”, Diario de Córdoba, Córdoba, 27 de Outubro de 1994)

O que o PiG (Partido da Imprensa Golpista, segundo o nosso Paulo Henrique Amorim), combinada com a elite entreguista nacional e setores internacionais da política feudal ocidental desejam é que o Brasil recue nos avanços obtidos no Governo Lula. Não admitem que Dilma seja presidenta do Brasil (também pesa o forte preconceito contra a mulher!).
Fica claro para todos nós que, como nos chama a atenção José Saramago, não podemos "coisificar as pessoas", não podemos fortalecer a ideia da "exploração do homem pelo homem".
Se é verdade que passamos 500 anos de nossa História "pisando no freio", como escrevera Cristóvam Buarque; é verdade também que durante o Governo do Presidente Lula, conseguimos avançar muito e em todos os níveis. Basta ver os números da economia e mais que isso, basta ver a felicidade estampada na cara de nossa gente, especialmente nos mais humildes que sempre foram excluídos do processo de construção da felicidade individual e coletiva.
A imprensa e a elite não desejam que o modelo de governo popular que o PT e os partidos aliados, e os movimentos sociais conseguiram cristalizar no Brasil nos últimos sete anos e portanto criam factóides e uma onda de denuncismo sem medidas e sem limites para tentar impedir que a onda popular que ganhou as ruas em defesa da candidatura Dilma e Temer seja vencedora.
É triste! Eles são testemunhas vivas do sucesso desse modo de governar!
E do ponto de vista econômico, a elite é quem mais ganha financeiramente, basta ver os números...
Mas é isso. Estamos engatinhando para consolidar a nossa democracia e o povo está vendo e sentido as mudanças em seu favor, e certamente não pretede mudar o rumo de nossa nova História.
Já estamos na "Semana da Pátria" e portanto é um bom momento para dizermos a esta imprensa golpista e a essa elite entreguista que "SEM MEDO DE SER FELIZ" haveremos de continuar no rumo do futuro para o Brasil.
Somos milhões com Dilma. Seremos milhões a continuar felizes...

Marcos Roberto Fernandes Gurgel
Cientista Social e Professor de Sociologia e Filosofia do Ensino Médio
Caraúbas - RN

Nenhum comentário: