PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sábado, 31 de julho de 2010

Saiba os números de Dilma, Serra e Marina por região, segundo o Ibope

Instituto divulgou nova rodada de pesquisas nesta sexta, 30.
Na média nacional, Dilma obteve 39%, Serra, 34%, e Marina, 7%.

Do G1, em São Paulo

O Ibope divulgou na sexta-feira (30) uma nova rodada de pesquisas sobre a corrida presidencial. Além dos números gerais, publicados no G1 já na sexta, o instituto calculou também as taxas de intenção de voto dos candidatos por segmentos do eleitorado.

O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), na média nacional e o quanto eles obtêm nas regiões do país e em SP, RJ, MG, PE e DF.

Por exemplo, na média nacional, Dilma obteve 39% das intenções de voto, e Serra, 34%. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 49%, e Serra, 25%. Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 31%, e Serra, 46%.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi encomendado ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29).

Na média nacional, o Ibope registrou que Dilma teve 39% das intenções de voto, Serra, 34%, e Marina, 7%. Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 12%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; Serra, entre 32% e 36%; e Marina, entre 5% e 9%.

Nenhum comentário: