PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

REPENSANDO O ENSINO MÉDIO NOTURNO


“E na medida em que se vive num meio sobre o qual é possível agir, no qual é possível com os outros, discutir, decidir, realizar, avaliar… que são criadas as condições mais favoráveis ao aprendizado” (Josette Jolibert)


Os/as professores/as, apoios pedagógicos, coordenadora Pedagógica Adelzinete Sales, todos do turno noturno, motivados e incentivados pelos gestores Alexsandro e Suely Gurgel, retomaram hoje suas atividades na Escola Estadual Sebastião Gurgel, visto que na semana passada, todos estiveram, de 20 a 23 de outubro, em uma capacitação no Centro de Treinamento Mardunas, em Nísia Floresta, acerca do Ensino Médio Noturno, a ser empregado em 2010 no formato modular.
Esta nova metodologia visa dividir o ano letivo em dois semestres, onde os alunos terão em cada um deles dois grupos de disciplinas trazendo mais tempo para cada disciplina e menos disciplinas para o aluno em cada semestre.
Para o/a aluno/a do Ensino Médio Noturno, formado em sua ampla maioria por trabalhadores/as alunos/as, é uma metodologia muito interessante, visto que as 11 escolas que a utilizam de forma experimental desde 2007, aprensentam menores índices de evasão, repetência, e melhor aprendizado!
Penso que os/as profissionais da educação da Escola Estadual “Sebastião Gurgel” deram um passo importante visando a melhoria do aprendizado dos/as nossos/as alunos/as do turno noturno.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O COMOVENTE ESTUDO DE JOSÉ ROBERTO AFONSO SOBRE A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS...

O comovente e "contemporâneo" estudo do economista José Roberto Afonso, ligado ao PSDB (aos demotucanos), sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil é algo impressionante. Só faltou ele dizer que o Governo Lula iria confiscar a poupança dos/as brasileiros/as e vender nossas almas para conseguir realizar essa empreitada!
JÁ ESCREVI EM MEU BLOG (http://www.culturacompolitica.blogspot.com/) SOBRE A "INVEJA" E SOBRE O "ÓDIO"... e a Banda Luxúria em uma das suas canções já escreveu: "esse meu ódio é um veneno que se toma querendo que o outro morra"!
Os demotucanos alimentam um ódio e uma inveja sem precedentes, absurda, insólita e perversa contra as conquistas do governo Lula!
É óbvio que os investimentos que serão feitos por ocasião da Copa do Mundo e da Olimpíadas (que o des-governo entreguista e covarde do FHC não conseguiu e nem lutou por isso) terão dinheiro privado. Isso é fato! É assim em todo lugar!
É fato também que os investimento em infraestutura e na área social como segurança, hospitais, estradas, trens e metrôs, oraganização do espaço urbano, entre outros) trarã sim melhoria de vida para os cariocas e todas as cidades envolvidas no processo!
O PIOR CEGO É AQUELE QUE VÊ, MAS SÓ ATÉ AONDE A VISTA ALCANÇA!
Respeito todos os credos - políticos e religiosos - mas não faço vista grossa às conquistas do povo brasileiro!
A violência está complicando a vida dos povos mundo afora! Ou ninguém nunca ouviu falar no 11 de Setembro nos Estados Unidos??? Alguém já ouviu falar que o brasileiro Jean Charles foi assassinado covardemente pela polícia de Londres, a famosa Scotland Yard? Já se ouviu falar que aconteeu um aatentado à bomba no metrô de Madri, na Espanha, que deixou 191 mortos e quase 2.000 feridos ??? Estes exemplos que dei - infelizmente são reais em países de primeiro mundo...
As conquistas do Povo Brasileiro e do Governo Lula devem ser comemoradas e celebradas! A inveja e o ódio alimentados pelos demotucanos ao nosso futuro serão ignorados...
Temos muito trabaho pela frente e vamos avançar muito ainda!
Abraços a todos os que tem coragem!

sábado, 17 de outubro de 2009

UMA NOVA DIPLOMACIA

Os demotucanos ficam p... da vida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O POVO (Fortaleza - CE) - 16 Out 2009Quando Fernando Henrique viajava a Londres, em tempos idos, esticando no peito a faixa presidencial (além da empáfia), sua agenda se resumia a um passeio de carroça, com a Rainha, pelas ruas da cidade. Desastroso na forma como procurou inserir o Brasil no mundo da interdependência global, o governo de FHC provocou aumento vertiginoso na dívida externa e na dependência tecnológica e financeira, levando à fragilização da economia nacional, com a consequente perda de poder no cenário internacional. O neoliberalismo, que ele entronizara, entre aplausos de nossa simplória burguesia, quase conduziu o País à falência. Felizmente, o galope rumo ao abismo foi refreado pelas urnas, que barraram as pretensões de José Serra, ungido para dar continuidade ao desastroso tucanato. Com menos salamaleques e mais objetividade, Lula da Silva retraçou o caminho da política externa brasileira. E conquistou muito mais prestígio que seu antecessor. As novas diretrizes privilegiaram as parcerias Sul-Sul, aproximando o Brasil da China, Índia e África do Sul. Aos poucos, o País libertou-se da dependência do mercado norte-americano, estratégia que se revelou providencial, recentemente, quando o império capitalista quase foi ao chão, nocauteado por uma crise de insolvência no mercado imobiliário. Quanto mais o Brasil revela liberdade de movimento na cena mundial, mais conquista respeito. Comedido, sem se render aos apelos do populismo, Lula parlamenta com Obama, Sarkozy e Angela Merkel, assim como estende a mão a Hugo Chávez, Ahmadinejad e Khadafi. Sem traumas. Quem já captou que o Brasil de Lula não é mais o país subserviente de Cardoso, entendeu por que, em Honduras, nossa diplomacia abandonou a cômoda neutralidade e se pronunciou contra o governo golpista. Afinal, em Tegucigalpa, alguém precisava fazer algo concreto e abrir as portas para Zelaya, a fim de deixar claro que, na América Latina, não há mais lugar para quarteladas.
ITALO GURGEL Jornalista

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A IMAGEM DO NOVO ENEM

(texto publicado originalmente no blog Sociedade Ativa)
Uma leitora nossa, identificada como Fca (Francisca) pediu que Assi escrevesse sobre a atual imagem do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.Pois bem, Fca, eu o farei com muito prazer! (Mas sem nehuma pretensão em ter a capacidade do meu amigo Assi Sales)...Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.Segundo o MEC, o Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.A Força Serra Presidente (também conhecida como Folha de São Paulo) e o Sistema "Glóbulo" de televisão e rádio, aliados ao Jornal "O Estadão"..., bucam a todo custo desqualificar o Enem, porém o real objtivo destes serviçais do poder econômico e da elite entreguista nacional é desmoralizar o Governo Lula.De acordo com o sítio eletrônico do Enem, 04 universidades federais e 13 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmaram a mudança das datas de suas provas. Em duas federais – Santa Catarina e Juiz de Fora – os reitores se disseram favoráveis à mudança, mas encaminham a decisão para o conselho universitário. As universidades que adiaram seus processos seletivos marcaram a prova para uma ou duas semanas depois do Enem.O Ministério da Educação entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro. Até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários no mesmo dia: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro.Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.(FONTE: http://portal.mec.gov.br/)
Tudo isso demonstra que o Enem é um instrumento importante para os estudantes das escolas públicas, sobretudo como o seu novo formato que pode contribuir para o acesso às universidades.
É bom ressaltar a responsalibidade do Ministro Fernando Hadad em cancelar a realização do exame, pois mesmo que as provas não tivesem chegado às mãos dos contraventores que iriam comercializa-las, ainda assim não correu o risco. Cancelou e vai produzir novas provas a serem aplicadas no exame. Portanto, ao nosso ver, o Enem e sua imagem estão fortalecidadas e até criou mais tempo para que os alunos e estudantes se preparem mais e melhor para garantir um bom escório de pontos!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A REDE "GLÓBULO" E A SAUDADE DA DITADURA MILITAR

A Rede "Glóbulo" de Televisão (também conhecida como Rede Globo) fez uma reportagem especial ontem no Jornal Nacional tentando desqualificar o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Recheada de maldade, sensacionalismo e de preconceito - sobretudo para com os alunos da escola pública - a ideia era mostrar que o Enem (e o Governo Lula) não tem mais razão de ser. Na última postagem que fizemos neste espaço, destaquei que mais de vinte instituições haviam remarcado seus vestibulares justamente em razão da importância que o Enem têm para os estudantes das escolas públicas. A reportagem da Rede "Glóbulo" destaca, sobretudo, uma importante instituiçã de São Paulo. Ôpa! São Paulo????? È apenas coincidência, ou é o mesmo Estado, centro da Força Serra Presidente (também conhecida como Folha de São Paulo) e reduto da oposição ao Governo Lula????
Ah, sem estresse... A oposição tem de existir mesmo. É importante à democracia!
Quero apenas destacar o andamento de uma enquete feita pelo Click21 (e-mail da Embratel) acerca do adiamento do Enem.
A enquete pergunta: Como o adiamento do Enem afeta os alunos?
Prejudica muito - 5.3%
Afeta pouco - 8.5%
Até ajuda - 70.3%
Não afeta - 8.1%
Não sei - 7.8%
Mas... ainda tem muito a ser feito nesse país... e certamente não é com um comportamento reacionário como o da Rede "Glóbulo" e da "Força Serra Presidente" (também conhecida como Folha de São Paulo). Críticas são importantes, mas mentiras e inverdades propositalmente construídas com o fito de macular a imagem de uma instituição... Ah, isso não vale!
Mas vale lembrar: ainda existem 140 desaparecidos políticos (e a Rede Globo apoiava o regime militar que prendeu, torturou e matou os/as brasileiros/as que lutavem pela democracia! É bom pensar nisso!)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DEVIDO À IMPORTÂNCIA DO ENEM, MAIS DE VINTE INSITUIÇÕES JÁ MUDARAM AS DATAS DE SEUS VESTIBULARES

Pelo menos 23 instituições, inclusive particulares, decidiram adiar ou adiantar seus vestibulares para que eles não coincidam com a nova data escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram remarcadas para os dias 5 e 6 dezembro porque o exame previsto para os dias 3 e 4 de outubro vazou e teve que ser cancelado.De acordo com balanço divulgado pelo MEC, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que tinha vestibular marcado para o mesmo dia, pretende fazer sua prova em horário diferente ao do Enem.
Já nas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde os vestibulares também coincidem com o Enem, os reitores se manifestaram a favor de um adiamento de seus processos seletivos, mas levarão a decisão para os seus conselhos universitários. A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) não decidiu se adiará seus exames.
Os institutos federais que também tinham provas marcadas para a mesma data do Enem já alteraram seus calendários. Cerca de 4,1 milhões de estudantes estão inscritos para participar do Enem.
Confira as instituições que já mudaram o calendário e as novas datas de seus vestibulares:
Federais
Universidade de Brasília (UnB): 12 e 13 de dezembro (provas do Programa de Avaliação Seriada)
Universidade Federal do Ceará (UFC): 13 e 14 de dezembro
Universidade Federal de Sergipe (UFS): ainda não definiu a nova data
Universidade Federal de Uberlândia (UFU): ainda não definiu a nova data
Estaduais
Universidade Estadual do Amazonas (UEA): 7 e 8 de dezembro
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): 20 de dezembro
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): 13 de dezembro
Universidade Estadual da Bahia (Uneb): 20 e 21 de dezembro
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj): 13 de dezembro
Universidade Estadual do Maranhão (Uema): 20 de dezembro
Universidade Estadual do Amapá (Uepa): 13 de dezembro
Universidade Estadual do Pará (Uepa): 13 de dezembro
Universidade Estadual de Goiás (UEG): 13 de dezembro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste): 13 de dezembro
Faculdade Tecnológica de São Paulo (Fatec): 13 de dezembro
Universidade Estadual Paulista (Unesp): sem data definida
Institutos Federais
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: 22 de novembro
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais: 12 e 13 de dezembro
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: 20 de dezembro
Instituto Federal de Pernambuco: 13 de dezembro
Instituto Federal do Sertão Pernambucano: 13 e 14 de dezembro
Militares:
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EAGS): sem data definida
Particulares:
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP): sem data definida
Fonte: Equipe Click 21 com Agência Brasil
www.click21.com.br