PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A IMAGEM DO NOVO ENEM

(texto publicado originalmente no blog Sociedade Ativa)
Uma leitora nossa, identificada como Fca (Francisca) pediu que Assi escrevesse sobre a atual imagem do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.Pois bem, Fca, eu o farei com muito prazer! (Mas sem nehuma pretensão em ter a capacidade do meu amigo Assi Sales)...Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.Segundo o MEC, o Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.A Força Serra Presidente (também conhecida como Folha de São Paulo) e o Sistema "Glóbulo" de televisão e rádio, aliados ao Jornal "O Estadão"..., bucam a todo custo desqualificar o Enem, porém o real objtivo destes serviçais do poder econômico e da elite entreguista nacional é desmoralizar o Governo Lula.De acordo com o sítio eletrônico do Enem, 04 universidades federais e 13 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmaram a mudança das datas de suas provas. Em duas federais – Santa Catarina e Juiz de Fora – os reitores se disseram favoráveis à mudança, mas encaminham a decisão para o conselho universitário. As universidades que adiaram seus processos seletivos marcaram a prova para uma ou duas semanas depois do Enem.O Ministério da Educação entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro. Até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários no mesmo dia: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro.Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.(FONTE: http://portal.mec.gov.br/)
Tudo isso demonstra que o Enem é um instrumento importante para os estudantes das escolas públicas, sobretudo como o seu novo formato que pode contribuir para o acesso às universidades.
É bom ressaltar a responsalibidade do Ministro Fernando Hadad em cancelar a realização do exame, pois mesmo que as provas não tivesem chegado às mãos dos contraventores que iriam comercializa-las, ainda assim não correu o risco. Cancelou e vai produzir novas provas a serem aplicadas no exame. Portanto, ao nosso ver, o Enem e sua imagem estão fortalecidadas e até criou mais tempo para que os alunos e estudantes se preparem mais e melhor para garantir um bom escório de pontos!

Nenhum comentário: