Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas (...) para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas (...), o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições. (...)
Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente (...) Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. (...)
Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.(...)
A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo.(...) Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos (...).
Se fosse uma prova de múltipla escolha a pergunta seria no sentido de assinalar com um X a resposta certa sobre que jornal em 2 de abril de 1964 publicou este editorial de apoio ao golpe de Estado que derrubou o então presidente constitucional João Goulart?
Jornal do Brasil ( )
Correio da Manhã ( )
O Estado de S. Paulo ( )
O Globo ( )
Folha de S. Paulo ( )
Tribuna da Imprensa ( )
Acertou quem cravou o X em O Globo. Mas não errou totalmente quem assinalou os outros jornais mencionados porque publicaram editoriais muito próximos de O Globo, que é o mesmo jornal que hoje, ao mais puro estilo udenista, manipula informação sobre as mais diversas questões, em um jogo diário objetivando basicamente esconder as origens da publicação e apagar o passado comprometedor.
Clique aqui para ler o texto de Mário Augusto Jakobskind na íntegra.
Muito interessante algumas reflexões feitas por nas páginas da Revista Fórum, para ver mais basta clicar:
http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/ColunistasIntegra.asp?id_artigo=2626
Nenhum comentário:
Postar um comentário