Blog para quem gosta de discutir cultura e política sem permitir que o "senso comum" defina o resultado da discussão! TODAS E TODOS SÃO CONVIDADOS AO DEBATE!!!
PARA REFLETIR...
"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)
(George Burns)
segunda-feira, 28 de abril de 2008
sexta-feira, 25 de abril de 2008
PRA QUEM PENSA QUE VIVE EM UMA REDOMA E ESQUECE QUE VIVE EM SOCIEDADE...
Intertexto de Bertold Brecht.
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
NA VIDA, TEMOS DE ENTENDER QUE A REALIDADE EXISTE E ACONTECE FORA DE NOSSA CABEÇA...

Algumas pessoas egocêntricas e que posam de "donos do saber e a verdade" precisam entender isso... Compreender essa dinâmica em que estamos inseridos.
Achei legal a letra dessa canção da Banda Falamansa: O Homem de Aço. Tem a ver com que estou falando (melhor, digitando!!!)
Todo herói tem um medo
Na hora do medo
Ranger os dentes
Estalar o dedo
E revelar para o mundo
Um pequeno descuido
De meio segundo
Estranho segredo
Que não pode te contar
A verdade é que o herói
Tem medo
De amar tem medo
A verdade é que o herói
Tem medo
Nem o calor mais profundo
Derrete este chumbo
Que é o coração
Do homem de aço
Gira em torno do mundo
Em meio segundo
Mas algo lhe causa embaraço
Que não pode te contar
A verdade é que o herói
Tem medo
De amar tem medo
A verdade é que o herói
Tem medo
terça-feira, 22 de abril de 2008
Nos livros aprendi a fugir do mal sem o experimentar!

sexta-feira, 18 de abril de 2008
Jakobskind: A "bolsa ditadura" da mídia

Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente (...) Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. (...)
Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.(...)
A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo.(...) Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos (...).
Se fosse uma prova de múltipla escolha a pergunta seria no sentido de assinalar com um X a resposta certa sobre que jornal em 2 de abril de 1964 publicou este editorial de apoio ao golpe de Estado que derrubou o então presidente constitucional João Goulart?
Jornal do Brasil ( )
Correio da Manhã ( )
O Estado de S. Paulo ( )
O Globo ( )
Folha de S. Paulo ( )
Tribuna da Imprensa ( )
Acertou quem cravou o X em O Globo. Mas não errou totalmente quem assinalou os outros jornais mencionados porque publicaram editoriais muito próximos de O Globo, que é o mesmo jornal que hoje, ao mais puro estilo udenista, manipula informação sobre as mais diversas questões, em um jogo diário objetivando basicamente esconder as origens da publicação e apagar o passado comprometedor.
Clique aqui para ler o texto de Mário Augusto Jakobskind na íntegra.
Muito interessante algumas reflexões feitas por nas páginas da Revista Fórum, para ver mais basta clicar:
http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/ColunistasIntegra.asp?id_artigo=2626
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ENCERRA SEUS TRABALHOS COM CLIMA DE OTIMISTMO.

“O destaque da conferência foi a perspectiva de darmos continuidade aos debates”, disse o secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas. Para o secretário, o encontrou permitiu ampla discussão com todos os setores ligados à educação acerca do que esperam de um sistema nacional de educação dentro do regime de colaboração entre as esferas federal, estaduais e municipais. Na visão de Chagas, a possibilidade de haver outros encontros ou uma conferência nacional de educação ajudará a consolidar os processos de discussão.
De acordo com o que foi apresentado no encerramento, a idéia é que a conferência nacional seja precedida de encontros municipais e estaduais. A atual conferência foi antecedida por conferências estaduais. Um possível cronograma do novo encontro prevê a realização de conferências municipais no primeiro semestre de 2009 e de conferências estaduais no segundo semestre do mesmo ano, antes da conferência nacional em 2010.
Veja tudo sobre a Conferência:
quarta-feira, 16 de abril de 2008
APROVADA LEI DO LIVRO

Este é um trecho da Justificativa do PROJETO DE LEI DO LIVRO, que o deputado estadual Fernando Mineiro aprovou, nesta quarta-feira (16), durante a Assembléia Itinerante, em Macaíba.
A Lei do Livro, que vai promover a produção, consumo e divulgação da literatura potiguar, foi intitulada Lei Henrique Castriciano, que criou a primeira lei sobre o assunto no Estado, em 1900. Confira a Lei do Livro
segunda-feira, 14 de abril de 2008
PROGRAMA "ALÉM DAS LETRAS" É AVALIADO EM CARAÚBAS

Caraúbas, único município do Rio Grande do Norte que participa do Programa, recebeu nesta segunda-feira a visita da Consultora da Casa 07, professora Yara Maria Miguel, que veio de São Paulo veirificar in-loco a aplicação do Além das Letras em nossa rede de ensino.
Realmente para as escolas que estudam e aplicam os conteúdos com seus profissionais da educação, que pr sua vez o aplicam em sua prática pedagógica é um ganho importante.
A Professora Especialista, Elça Virgínia Fernandes Gurgel, que coordena o Programa em Caraúbas, esteve em São Paulo dias 02, 03 d 04 de abril e pelo segundo ano consecutivo conseguimos renovar o convênio. E desta vez ser selecionada para uma avaliação institucional.
Mais informações acerca do Programa basta acessar o endereço eletrônico:
domingo, 13 de abril de 2008
Sociedade e governo encaram o desafio de construir um sistema de educação básica.

De acordo com o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas (ao meu lado na foto), a Conferência é promovida e organizada pelo MEC, “mas pertence à sociedade, é um espaço da sociedade, que vem dizer como vê, o que pensa e que importância dá à construção do sistema nacional”. O principal da conferência é a representatividade social, afirma o secretário, referindo-se aos 13 segmentos que vêm com direito de voz e voto. Dos 1.420 delegados, o ministério indicou 131. Os demais representam a diversidade do pensamento, que vai de estudantes ao Ministério Público, de professores aos movimentos sociais do campo.
Hoje, no país, a oferta da educação pública é de responsabilidade da União, estados e municípios. De acordo com Francisco das Chagas, nesta configuração, cabe à União o sistema de educação profissional público (centros federais de educação profissional e tecnológicas, escolas técnicas e agrotécnicas) e as universidades federais; aos estados, o ensino fundamental e o ensino médio público; aos municípios, a educação infantil e o ensino fundamental. A rede particular oferece educação básica e superior.
Mesmo com essa subdivisão dos níveis educacionais, o país já construiu dois sistemas nacionais: de avaliação da educação pública e privada em todos os níveis; e a formação de professores. Está também em processo de estruturação o financiamento da educação básica, que avançou com a criação do Fundeb. Em 2007, explica o secretário, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) abriu espaço para ampliar a articulação entre governo federal, estados e municípios. O PDE tem mais de 40 ações, define metas, prevê avaliação e novos recursos.
O que deve ser feito agora para o que o sistema se articule melhor? – pergunta o secretário. A resposta é dele mesmo: “A conferência vai levantar e indicar propostas de como essa cooperação pode melhorar”.
O tema central da conferência – os desafios da construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação – será tratado no primeiro dia de trabalho, na próxima terça-feira, 15, às 10h, por Carlos Roberto Jamil Cury. Doutor em educação - história, política e sociedade, pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Jamil Cury foi duas vezes presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem experiência na área de políticas públicas e direito á educação.
Na página da Conferência estão os documentos para discussão, relação nominal dos delegados, o programa das palestras e mesas de trabalho e todas as atividades do evento, que vai de 14 a 18, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
NÃO SEI...

Não sei... Não sei...
se a vida é curta ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo: é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura... enquanto durar.
Autora: Cora Coralina
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo: é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura... enquanto durar.
Autora: Cora Coralina
PENA QUE ALGUMAS PESSOAS APENAS PASSAM PELA VIDA...
Umas, tendo o mal como princípio, a mágoa e a amargura como companheiras, a vingança como objetivo de vida...
Pena mesmo...
Outras, como Cora, passam fisicamente, mas suas mágicas palavras ficam em poesia e luz para nos guiar na beleza...
RENATO RUSSO PASSOU UM RECADO QUE SE APLICA BEM PARA ALGUNS DESAVISADOS DE PLANTÃO...

Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança, quem acredita sempre alcança,
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança, quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
(Renato Russo - Música: Mais uma vez)
quarta-feira, 9 de abril de 2008
QUE TAL LERMOS "OINFORME.COM.BR"?????

A partir desta semana nosso blog está hospedado no Site http://www.oinforme.com.br/ oportunizando aos que desejam boas e confiáveis informações acessarem e conferirem as notícias e comentários e resenhas de uma equipe de qualidade e de muita responsabilidade.
Aqui já registro nossos agradecimentos pela dupla oportunidade: a de hospedar o nosso blog e de me permitir fazer parte de um grupo de conceito privilegiado.
E aproveito para abraçar a todos d'OINFORME, em especial a Karla Viegas e Chico Costa.
sábado, 5 de abril de 2008
CAZUZA COM 50 ANOS DE IDADE...

A vida veloz e cortante como um raio. Um relâmpago de poesia que iluminou a música brasileira pelas janelas escancaradas do rock. Vivendo cada minuto de seus 32 anos no planeta, Cazuza cantou como ninguém a dor e a delícia de sua geração. Pois aquele garoto que ia mudar o mundo, desejando todo amor que houvesse na vida, completaria 50 anos sexta-feira, 4 de abril.
No início dos anos 80, um garoto dourado do sol de Ipanema surpreendeu o cenário musical brasileiro. À frente de uma banda de rock cheia de garra, começou a dar voz aos impulsos de uma juventude ávida de novidades. Ele, Cazuza, era a grande novidade. O Brasil saía de um longo ciclo ditatorial e vivia um clima de democracia ainda incipiente, mas suficiente para liberar as energias contidas. Cazuza desempenhou um papel importante nesse processo. E quando as misérias e mazelas nacionais foram se desnudando, ele respondeu sem meias palavras.A expressão de sua repulsa diante desse quadro só pode ser comparada à coragem com que lutou por sua vida, no enfrentamento público da Aids. Lições de indignação e de dignidade; de como levar a vida na arte e "ser artista no nosso convívio".No pouco que viveu, Cazuza deixou uma obra para ficar. Bebeu na fonte da tradição viva da MPB para recriar, num português atual e espontâneo, cheio de gírias, e num estilo marcadamente pessoal, a poesia típica do rock. Com justiça, foi chamado de o poeta da sua geração.
O sonho de Martin Luther King não morreu junto com ele...

As palavras de Martin Luther King, Jr. (1929-1968) foram ouvidas pela América e pelo mundo. Seu famoso discurso, “Eu Tenho um Sonho...” (“I Have a Dream”) (http://www.portalafro.com.br/religioes/evangelicos/discursoking.htm) de 1963, simboliza a visão de um mundo mais justo pelo qual King lutou de forma pacífica. Mataram-no a tiros na sacada de um hotel, em Memphis, em 4 de abril de 1968.
Hoje, exatos 50 anos depois, como estará o sonho do dr. King?
Considero que a discriminação racial (e social) é uma das imbecilidades construídas pela "humanidade burra" e contra elas devemos nos posicionar contrários buscando construir o sentimento de união entre todos nós. É inconcebível que em pleno Século XXI ainda presenciemos discriminação e preconceito entre os homens. Luther King fez sua parte e conseguiu mudar muita coisa, mas a luta não é isolada... há de se lutar muito para desconstruirmos a cultura de toda espécie de pré-conceitos existentes entre os homens.
Não é fácil, mas é necessário!
quarta-feira, 2 de abril de 2008
ENCONTRO NACIONAL DO CENSO ESCOLAR 2008
O que é o EDUCACENSO?
O EDUCACENSO é um sistema on line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada de escolas, docentes / auxiliares de educação infantil e alunos, possibilitando maior rapidez na atualização das informações, por utilizar uma ferramenta WEB.
Quais são as vantagens do EDUCACENSO?
O EDUCACENSO, entre outras vantagens, fornecerá dados individualizados de alunos e docentes, com informações como: nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ou pai, endereço, documentos, etc. Também possibilitará o acompanhamento da trajetória escolar do aluno e a trajetória do docente; o cadastro de disciplinas informando, assim, as disciplinas que o docente ministra e as que são oferecidas aos alunos na escola e em cada série. Evitará a duplicidade de cadastro de alunos e docentes, levando-se em consideração que a base de dados é centralizada.
O EDUCACENSO é um sistema on line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada de escolas, docentes / auxiliares de educação infantil e alunos, possibilitando maior rapidez na atualização das informações, por utilizar uma ferramenta WEB.
Quais são as vantagens do EDUCACENSO?
O EDUCACENSO, entre outras vantagens, fornecerá dados individualizados de alunos e docentes, com informações como: nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ou pai, endereço, documentos, etc. Também possibilitará o acompanhamento da trajetória escolar do aluno e a trajetória do docente; o cadastro de disciplinas informando, assim, as disciplinas que o docente ministra e as que são oferecidas aos alunos na escola e em cada série. Evitará a duplicidade de cadastro de alunos e docentes, levando-se em consideração que a base de dados é centralizada.
Assinar:
Postagens (Atom)