Divanilton Pereira: PCdoB 89 anos, um legado de gerações
Os 89 anos do PCdoB comprovam que no decorrer de sua história a legenda comunista fincou raízes no solo pátrio e sua face foi ganhando as feições do povo brasileiro com sua cultura de criatividade, alegria, bravura e resistência. Fato que se demonstra com seus vínculos crescentes com os trabalhadores, a juventude e as mulheres. Além do valor que atribui à sua relação com a intelectualidade avançada e com o mundo da ciência e da cultura.Por Divanilton Pereira* O Brasil teve seu Estado-nação constituído historicamente a partir de um permanente processo de lutas, envolvendo importantes transições, tendo o nosso povo um importante protagonismo político.
Desde a constituição de nossa originária e atípica miscigenação brasileira que tensas e até violentas etapas pelo predomínio político do país, envolvendo as diversas frações de classe no Brasil, marcam nossa trajetória até os dias atuais.
Os países centrais de hoje donde emergiram e desenvolveram o capitalismo, como também as alternativas a sua ordem, configuraram um ordenamento político e econômico mundial que sempre condicionou os caminhos e as resultantes dessas etapas por aqui.
O estabelecimento das divisões internacionais do trabalho tiveram - hoje em nova marcha - nos países periféricos, os espaços pelos complementos econômicos como parte da acumulação do centro. Movimento essencial pela busca de sua hegemonia política, econômica, tecnológica, cultural e social.
VEJA O TEXTO COMPLETO:
FONTE: www.vermelho.org.br / www.pcdob.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário