PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

JUSTIÇA...

Achei por demais interessante que possamos refletir sobre este texto de autoria de José Saramago...
Deveriam pensar sobre ele, algumas pessoas que esqueceram que possuem coração e mente! E que vivem e convivem num mundo de humanos (humanos desejos e humanos sentimentos!).
Mas aqui este texto vai diretamente para a maneira como "alguns" trataram o movimento grevista dos trabalhadores e trabalhadoras em educação...

"... a Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça.Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exacto e rigoroso sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo. Uma justiça exercida pelos tribunais, sem dúvida, sempre que a isso os determinasse a lei, mas também, e sobretudo, uma justiça que fosse a emanação espontânea da própria sociedade em ação, uma justiça em que se manifestasse, como um iniludível imperativo moral, o respeito pelo direito a ser que a cada ser humano assiste."

Um comentário:

Unknown disse...

Meu caro primo Marquinhos, justiça seja feita... seu blog é muito bom. Meus parabéns e um grande abraço.
Alex Gurgel