PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sábado, 23 de fevereiro de 2008

SER LÍDER É CONQUISTAR AS PESSOAS...

Uma vez, Jesus disse “liderar é servir”, e ele tinha, e tem, grande influência e por causa disso eu devo saber o que ele diz sobre liderança. Eu não entendia isso antes. “Servir? Eu sou o chefe! O melhor!”. Não sabia também a diferença entre poder e autoridade. E se você não entender isso, você nunca vai entender “liderar é servir”. Max Weber falava sobre essas diferenças há 80 anos e em níveis sociológicos, nós ainda usamos esses termos: poder é 'faça ou caia fora'; autoridade é a habilidade de capturar a vontade das pessoas para fazerem seu melhor, ou seja, influência. Por exemplo, minha mãe não tem poder algum, é uma mulher idosa, mas eu faria qualquer coisa para ela, ou seja, mesmo sem poder ela tem muita autoridade sobre mim. Como ela conseguiu essa autoridade? Leu num livro? Não. Ela serviu. Gandhi não tinha poder, mas tinha muita autoridade. Serviu e se sacrificou por uma causa. Quando você é o líder e se sacrifica pelas pessoas, você consegue autoridade. Servindo você constrói influência e isso é comandar do “pescoço para cima”. Claro que, às vezes, é preciso usar o poder, mas para um líder, isso é uma má idéia. Jesus não estava falando de poder, ele não tinha poder, ou se você acha que ele tinha, ele escolheu não usar seu poder, ele estava falando de guiar as pessoas através de seus corações. Para ter influência é preciso servir.
(James Hunter, autor do best-seller “ O monge e o executivo”)

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ MARQUINHOS!
PRIMEIRO MEUS PARABÉNS PELO SEU BLOG, MUITA CULTURA MESMOOOOOOOOO!
FIQUEI FELIZ PELO COMENTÁRIO SOBRE LIDERANÇA, RECENTEMENTE TIVE O PRAZER DE LER ESTE LIVRO, EXCELENTE, QUE PENA QUE PARA OS POLITCOS NÃO FUNCIONAM, POIS QUEM TEM O PODER NÃO CONSEGUE TER ESTA LIDERANÇA CITADA NESTE LIVRO, MAS NO FUNDO CONTINUO ACHADO QUE OS VERDADEIROS CULPADOS É O PRÓPRIO POVO.