PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SITE DA UFERSA DESTACA LANÇAMENTO DO PIBID - CARAÚBAS TEM 22 BOLSISTAS

UFERSA abre Programa de Bolsas de Iniciação à DocênciA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, foi aberto oficialmente no último sábado, 2. A solenidade, promovida na UFERSA Angicos contou com a participação de servidores dos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas, além de representantes das prefeituras e escolas parceiras do programa: Angicos, Mossoró, Caraúbas, Grossos e Pedro Avelino.

Marcando o início das atividades do PIBID/UFERSA, o Prof. André Ferrer Pinto Martins, coordenador institucional do PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou a palestra apresentando as ações do PIBID na UFRN. A abordagem do docente indicou a diversidade de atividades promovidas pelo PIBID na instituição e alertou acerca das principais diferenças entre as ações do PIBID e as atividades do estágio.

Segundo o professor Ferrer Pinto, o PIBID não é um estágio, é um programa de formação do licenciando. Ele ressaltou ainda que por meio do PIBID “os licenciandos da UFERSA terão a oportunidade de adentrar nas escolas, para formarem-se como docentes, articulando suas reflexões aos estudos realizados nas salas de aulas dos cursos de licenciatura que participam”. Por fim, o professor destacou que o PIBID também tem um caráter de pesquisa, podendo gerar artigos e apresentações de cunho científico caso exista estímulo ao olhar investigativo ao que ocorre nas instituições escolares.

As ações do PIBID na UFERSA serão desenvolvidas pelos docentes: Jacimara Villar Forbeloni (Campus Angicos – Licenciatura em Computação); Virgínia Maria Cavallari Henriques (Campus Mossoró – Licenciatura em Ciências Biológicas); Luiza Helena Félix de Andrade (Campus Mossoró – Licenciatura em Matemática); Kátia Cilene da Silva (Campus Mossoró – Licenciatura em Matemática – modalidade EAD) e José Anízio Rocha de Araújo (Campus Angicos - Licenciatura em Matemática), sob a coordenação institucional do Prof. Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz (Campus Angicos) e a coordenação de gestão da Profª. Cynara Teixeira Ribeiro (Campus Angicos).

O projeto conta ainda com a participação de professores colaboradores, como os docentes Ana Gabriela de Souza Seal (UFERSA-Angicos), Maria do Socorro Ribeiro Freire Nunes (UFERSA-Mossoró), Marcos Antonio Nóbrega de Souza (UFERSA-Mossoró) e Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (UFPE).

O PIBID/UFERSA atende a 11 escolas da região do Semi-Árido potiguar. As coordenações de áreas são responsáveis pela orientação de 103 licenciandos da UFERSA, tanto nas modalidades regular como PARFOR e EAD, bem como de 13 professores da Educação Básica.

Desde a aprovação do PIBID-UFERSA a equipe responsável por suas ações vem se reunindo para planejar as etapas de implantação desse Programa na instituição. A pretensão é que já nesse mês de julho os alunos e supervisores bolsistas do programa se reúnam com os coordenadores de área pondo em prática o cronograma de ações submetidos à CAPES.

FONTE: www.ufersa.edu.br

Nenhum comentário: