PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 5 de março de 2010

solve calceamentum de pedibus tuis lócus enim, in quo stas, terra sancta est.

Descalça-te! Retira dos teus pés o calçado porque o lugar onde está é terra sagrada!

(Êxodo, III, 5, Josué, V, 16, Atos, VII, 33.)




(Mapa de Caraúbas, elaborado em 1964 pelo Grupo de Antropologia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Caraúbas comemora hoje, 142 anos de sua emancipação política. Uma data que denota um sentimento de raiz de sua gente, sobretudo os mais experientes, em especial os que residem em "outras plagas", com diz a letra do Hino ao Centenário do Município, que muitos (inclusive autoridades) confundem com o Hino de Caraúbas.
É uma história como a da maioria das cidades brasileiras, surgida e construída fruto da colonização portuguesa ao redor da capela católica...
Contudo, Caraúbas tem uma atmosfera interessante em sua história, pois dentre vários fatos curiosos, está o fato de ter liberto seus escravos antes da Lei áurea e tido o respeito de Lampião que não entrou na cidade...
Caraúbas foi o berço de Dona Quitéria, Matriarca, que mesmo tendo vivido a dois Séculos e sendo mulher, tinha autoridade e respeito dentro de nossa sociedade!
Não vou reportar-me a Tenente Genral Francisco de Souza Falcão, tampouco ao seu sobrinho Leandro Bezerra... Faremos isso noutra dimensão e espaço com mais tempo para exposição de fatos. A Questão é simples, Caraúbas aniversaria e isso deixa seus filhos felizes, mas... ha ainda muito o que se construir e muito o que se melhorar!
De todo modo! Feliz niver, Caraúbas...

Nenhum comentário: