Em busca de soluções para transformar a Educação Básica no país, secretários e gestores de educação dos municípios brasileiros reúniram-se de 24 e 27 de março, em Brasília no 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela Undime, que contou com o lançamento da pesquisa Redes Municipais de Aprendizagem e palestras de especialistas e autoridades. Estiveram presentes os pesquisadores Mário Sérgio Cortella, da PUC-SP, que fez uma espetacular Conferência de Abertura, e José Marcelino, da USP; do Ministro da Educação, Fernando Haddad; da presidenta da Undime, Justina Iva de Araújo Silva; do Educador Fernando Almeida - Vice-Presidente da TV Cultura (na foto ao meu lado); além de representantes do Unicef, Unesco, entre outras entidades.
Tivemos algo em torno de 1.500 participantes, entre gestores, educadores, professores e estudantes. Preocupados em melhorar a educação em áreas críticas e aplicar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a Undime e parceiros convidaram para o evento os dirigentes de municípios prioritários definidos pelo MEC, de acordo com resolução nº 29/2007 (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/r29_20062007.pdf) . Ao todo, são 1.242 localidades segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Tivemos algo em torno de 1.500 participantes, entre gestores, educadores, professores e estudantes. Preocupados em melhorar a educação em áreas críticas e aplicar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a Undime e parceiros convidaram para o evento os dirigentes de municípios prioritários definidos pelo MEC, de acordo com resolução nº 29/2007 (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/r29_20062007.pdf) . Ao todo, são 1.242 localidades segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“O ponto principal desse encontro foi a promoção de debates a partir da análise de experiências municipais que transformam a Educação Básica. Ou seja, debater os desafios da educação pública a partir do olhar e do trabalho do Dirigente”, afirmou a presidenta da Undime, Justina Iva de Araújo Silva, em sua fala de abertura.
REDES DE APRENDIZAGEM
REDES DE APRENDIZAGEM
Uma pesquisa inédita foi apresentada durante o 3º Fórum Extraordinário. É a Redes Municipais de Aprendizagem – Boas práticas dos municípios que garantem o direito de aprender, desenvolvida pela Undime, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação.
O estudo traçou as principais características de 37 redes municipais de escolas do Ensino Fundamental em que o direito de aprender estudantes é assegurado. As redes são escolhidas pelo cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, dos municípios e IDEB. Foram entrevistados dirigentes de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. A partir do levantamento, destacaram-se dez pontos comuns na maioria dos casos de sucesso, detalhados na pesquisa.
Rodas de Conversa
O estudo traçou as principais características de 37 redes municipais de escolas do Ensino Fundamental em que o direito de aprender estudantes é assegurado. As redes são escolhidas pelo cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, dos municípios e IDEB. Foram entrevistados dirigentes de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. A partir do levantamento, destacaram-se dez pontos comuns na maioria dos casos de sucesso, detalhados na pesquisa.
Rodas de Conversa
Além da inscrição para palestras, lançamentos de publicações, mesas-redondas e momentos culturais, o participante pode escolher três das 41 Rodas de Conversa. O objetivo das Rodas foi o de promover a interação entre os agentes de educação, por meio de apresentações de experiências municipais, programas do governo e discussões. Cada um dos grupos trabalhou com até duas exposições e um momento para perguntas, debate e trocas de informações. Tivemos ainda postos de atendimento para esclarecer dúvidas, a exemplo da sala reservada para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
MUITO IMPORTANTE OS PONTOS DISCUTIDOS E ESPERO, QUE COMO EU, TODOS TENHAM SE CONSTRUÍDO MAIS E MELHOR EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.
MUITO IMPORTANTE OS PONTOS DISCUTIDOS E ESPERO, QUE COMO EU, TODOS TENHAM SE CONSTRUÍDO MAIS E MELHOR EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário