PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

domingo, 30 de março de 2008

3º FÓRUM NACIONAL DA UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO,




Em busca de soluções para transformar a Educação Básica no país, secretários e gestores de educação dos municípios brasileiros reúniram-se de 24 e 27 de março, em Brasília no 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela Undime, que contou com o lançamento da pesquisa Redes Municipais de Aprendizagem e palestras de especialistas e autoridades. Estiveram presentes os pesquisadores Mário Sérgio Cortella, da PUC-SP, que fez uma espetacular Conferência de Abertura, e José Marcelino, da USP; do Ministro da Educação, Fernando Haddad; da presidenta da Undime, Justina Iva de Araújo Silva; do Educador Fernando Almeida - Vice-Presidente da TV Cultura (na foto ao meu lado); além de representantes do Unicef, Unesco, entre outras entidades.
Tivemos algo em torno de 1.500 participantes, entre gestores, educadores, professores e estudantes. Preocupados em melhorar a educação em áreas críticas e aplicar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a Undime e parceiros convidaram para o evento os dirigentes de municípios prioritários definidos pelo MEC, de acordo com resolução nº 29/2007
(http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/r29_20062007.pdf) . Ao todo, são 1.242 localidades segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“O ponto principal desse encontro foi a promoção de debates a partir da análise de experiências municipais que transformam a Educação Básica. Ou seja, debater os desafios da educação pública a partir do olhar e do trabalho do Dirigente”, afirmou a presidenta da Undime, Justina Iva de Araújo Silva, em sua fala de abertura.
REDES DE APRENDIZAGEM
Uma pesquisa inédita foi apresentada durante o 3º Fórum Extraordinário. É a Redes Municipais de Aprendizagem – Boas práticas dos municípios que garantem o direito de aprender, desenvolvida pela Undime, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação.
O estudo traçou as principais características de 37 redes municipais de escolas do Ensino Fundamental em que o direito de aprender estudantes é assegurado. As redes são escolhidas pelo cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, dos municípios e IDEB. Foram entrevistados dirigentes de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. A partir do levantamento, destacaram-se dez pontos comuns na maioria dos casos de sucesso, detalhados na pesquisa.
Rodas de Conversa
Além da inscrição para palestras, lançamentos de publicações, mesas-redondas e momentos culturais, o participante pode escolher três das 41 Rodas de Conversa. O objetivo das Rodas foi o de promover a interação entre os agentes de educação, por meio de apresentações de experiências municipais, programas do governo e discussões. Cada um dos grupos trabalhou com até duas exposições e um momento para perguntas, debate e trocas de informações. Tivemos ainda postos de atendimento para esclarecer dúvidas, a exemplo da sala reservada para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
MUITO IMPORTANTE OS PONTOS DISCUTIDOS E ESPERO, QUE COMO EU, TODOS TENHAM SE CONSTRUÍDO MAIS E MELHOR EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.

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