PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

I SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA -UERN

E, em geral, é indício do homem que sabe e do que não sabe
a aptidão do primeiro para ensinar (...), pois,
são os teóricos, e não os empíricos, que podem ensinar.
(ARISTÓTELES. Metafísica.)

Encerra-se logo mais as 19h, com uma MESA-REDONDA, tendo como tema: "Perspectivas, fundamentos e políticas do ensino de filosofia no RN", com a participação do Prof. Dr. Antonio Basílio - UFRN; Prof. Dr. João Pires – UERN; Prof. Ms. Francisco Ramos Neves - UERN; Prof. Ms. Marcos von Zuben – UERN e da Profa. Elizabeth Jácome da C. Britto (Sub-coordenadora do ensino médio no RN).
Eu e o companheiro Canindé Costa, ambos professores da rede estadual (Sociologia e Filosofia) estamos participando ativamente do evento, com o apoio dos professores Vicente de Paula e Alexandro Gurgel, diretores das Escolas Estaduais "Prof. Lourenço Gurgel" e "Sebastião Gurgel" respectivamente. Orientados por nosso corpo pedagógico e no meu caso específico, também da professora Suely Gurgel, o intuito de participarmos visa discutir o ensino da Filosofia em sala de aula, mas também o evento tem um cunho político educacional importante, visto que agora é Lei a obrigatoriedade do ensino da Sociologia e da Filosofia nas escolas de ensino médio e portanto o evento dará força e empolgação aos profissionais e futuros profissionais da área a se organizarem e lutarem pra fazer valer a Lei.
Maiores informações sobre o evento:

segunda-feira, 2 de junho de 2008

IV SEMMEIA - SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE CARAÚBAS

Com o tema "VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?", teve início hoje, as 09h no Alditório Professora Conceição Fernandes, da Casa de Cultura Popular de Caraúbas "Manoel do Violão" a IV SEMMEIA - SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE.
Uma iniciativa do NEA - Núcleo de Educação Ambiental, com projeto elaborado pelo técnico Assi Sales e apoio da Prefeitura de Caraúbas e da PETROBRÁS, desde 2005 realiza-se tão relevante instrumento de educação ambiental envolvendo todas as escolas, municipais, estaduais e privadas.
Hoje, após a abertura, aconteceu a Conferência: Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, destinada às COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida nas Escolas), realizada pela ACATE - Associãção de Consultoria, Assessoria e Capacitação Técnica em Educação.
as 16h averá jardinagem e arborização na Casa de Cultura e logo após brincadeira e jogos populares com os alunos do Ensino Infantil.
Amanhã, terça-feria, das 08 as 16h, haverá uma exposição/retrospectiva das três últimas Semmeias, bem como de trabalhos desenvolvidos pelos alunos este ano.
Também haverá das 08 às 10h - Palestra sobre "os desafios da Educação Ambiental para o Ensino infantil" e das 14h às 16h - Palestra "o que é Segurança Alimentar - Obesidade, Anorexia e Bulimia".
Durante todo o dia da quarta-feira, as atividades serão internas nas escolas sobre a temática e preparatórias para o IV ECOFEST - Show Cultural acerca da consciência ambiental e da temática trabalhada este ano, que ocorrerá as 17h30min da quinta-feira, na Praça de Eventos "Maestro Salú", na Casa de Cultura Popular.
É sempre um prazer estar ao lado dessa realização tão nobre e importante à nossa prática pedagógica e humana.
Abaixo, transcrevo a letra do Hino à Semmeia, letra e música de nossa autoria.

REFRÃO
QUERO SEMMEIA, QUERO SEMEAR
MEIO AMBIENTE PRECISO AJUDAR.
QUERO SEMMEIA, QUERO SEMEAR
COM AS ESCOLAS VAMOS PRESERVAR.

ESSA SEMENTE JÁ ESTÁ PLANTADA
CADA ESCOLA CUIDA DE REGAR,
COM AS COM-VIDAS CONSTRUIR HISTÓRIA
SALVAR A VIDA DO NOSSO LUGAR.

CUIDAR DA MATA, DA ÁGUA E DO AR
LIXO NAS RUAS NÃO VAMOS JOGAR,
SER EDUCADO NÃO DÓI, NÃO MACHUCA
E NO PLANETA A PAZ VAI REINAR.

E NA PLATÉIA A MÃE NATUREZA
SUA BELEZA VAI CONTAGIAR,
NESSA AÇÃO, PLANTAR O FUTURO
É MAIS SEGURO NOSSO CAMINHAR.

EM NOSSA ESCOLA, NA RUA E NO LAR
OUÇAM O RECADO QUE A SEMMEIA DÁ,
CUIDAR MELHOR DO MEIO AMBIENTE
EM TODO CANTO QUE A VIDA ESTÁ.

DESENVOLVER O NOSSO PROGRESSO
SEM DESTRUIR A OBRA DE DEUS,
É CONDIÇÃO DO NOSSO SUCESSO
CUIDAR DO MUNDO QUE O PAI NOS DEU.
Letra e Música: Prof. Marcos Roberto (Marquinhos)