PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GOVERNO FEDERAL INVESTIRÁ R$ 1,8 BILHÃO PARA PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL



O governo federal vai investir R$ 1,8 bilhão, até 2014, em capacitação profissional de pessoas com deficiência e ações para promover a educação e garantir a acessibilidade dessa população. Está prevista a readequação de 42 mil escolas, além de 28.650 que já tinham acessibilidade, de acordo com levantamento de 2010.
As medidas fazem parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira, 17. Dividido em quatro eixos – educação, saúde, inclusão social e acessibilidade – o plano incentiva e fortalece ações que beneficiem pessoas com deficiência.
PlanoViverSemLimite 171111
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o anúncio do Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu a presidenta e vários ministros (Foto: Wanderley Pessoa)

Os recursos também serão utilizados na aquisição de 2.600 ônibus acessíveis para promover o transporte escolar, na implantação de 17 mil salas de recursos multifuncionais em escolas da rede pública e particular conveniada, adequação arquitetônica de 42 mil prédios escolares, formação de professores para atendimento educacional especializado. Serão criados, até 2014, cursos de letras-libras nas 27 unidades da federação e instalados núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior. Em 2010, 484.332 estudantes com deficiência estavam matriculados em escolas públicas. Ao lançar o plano, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que deverão ser atendidos mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência independentemente de idade, classe social ou gênero. "O plano vai garantir o direito de cada pessoa e dar ferramentas para melhorar a qualidade de vida, ampliar suas oportunidades de crescer o produzir e garantir autonomia", disse Dilma.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – viver sem limites integra, além do Ministério da Educação, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a Casa Civil; Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Ciência, Tecnologia e Inovação; Cidades, Fazenda, Planejamento, Comunicações, Previdência Social e Cultura.
(ACS/MEC)
FONTE: http://www.capes.gov.br

... ESTAMOS DE VOLTA...

Peço desculpas aos que visitam este espaço e o encontram "abandonado".
O tempo tem-me aplicado alguns contratempos e realmente não priorizei a postagem contante aqui no blog.
Pretendo faze-lo, mas confesso que não está fácil...
Agradeço a compreensão possível.
Buscaremos os mecanismos de regularizar nossa presença por aqui.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EVENTO DA UAB EM SÃO LUIS ESTÁ SENDO MUITO INTERESSANTE


O evento aqui na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, em São Luis, está sendo muito bom e vamos desenvolver,  junto com o grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminese, uma pesquisa sobre o funcionamento da UAB e seus Pólos Presenciais.
Penso que será um grande momento de aprendizado e de construção de novas possiblidades para a Universidade Aberta do Brasil _UAB e o acesso ao aperfeiçoamento dos professores e professoras da rede pública de ensino e o acesso à universidade para os filhos e filhas de trabalhadores.
Avançar na democratização do acesso ao nível superior e pós-graduação de qualidade.
Vamos juntos contruir esse processo!

Prof. Marcos Roberto
Coordenador do Pólo UAB "Sertão das Caraubeiras"