PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

sábado, 31 de julho de 2010

Saiba os números de Dilma, Serra e Marina por região, segundo o Ibope

Instituto divulgou nova rodada de pesquisas nesta sexta, 30.
Na média nacional, Dilma obteve 39%, Serra, 34%, e Marina, 7%.

Do G1, em São Paulo

O Ibope divulgou na sexta-feira (30) uma nova rodada de pesquisas sobre a corrida presidencial. Além dos números gerais, publicados no G1 já na sexta, o instituto calculou também as taxas de intenção de voto dos candidatos por segmentos do eleitorado.

O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), na média nacional e o quanto eles obtêm nas regiões do país e em SP, RJ, MG, PE e DF.

Por exemplo, na média nacional, Dilma obteve 39% das intenções de voto, e Serra, 34%. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 49%, e Serra, 25%. Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 31%, e Serra, 46%.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi encomendado ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29).

Na média nacional, o Ibope registrou que Dilma teve 39% das intenções de voto, Serra, 34%, e Marina, 7%. Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 12%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; Serra, entre 32% e 36%; e Marina, entre 5% e 9%.

SERRA E O LOGO DA COPA DE 2014

Serra e o logo da Copa-2014

A sugestão foi do leitor Cesar e a brincadeira foi adaptada por nós de uma charge que anda circulando na internet. Não sei quem é o autor, por isso não credito. O logo da Copa é muito feio, como tenho dito, mas nesta situação, fica lindo!

FONTE: BLOG DO BRIZOLA NETO www.tijolaco.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Direitos Humanos e Sociedade: O Bem Amado

ImageEleonora Rosset

O Brasil quer rir do Brasil?

Guel Arraes, o diretor do filme “O Bem amado”, pensa que sim e explica, em uma entrevista que deu a Luis Carlos Merten:

“... O que me atrai é o humor. Até por ter convivido internamente com esse mundo da política, sempre fui atraído pela peça de Dias Gomes (1962) que deu origem à novela (1973) e à série (1980). Odorico Paraguaçu virou o emblema do político brasileiro. Existem muitos Odoricos por aí e eles acham o personagem divertido, são os primeiros a rir. Mas nenhum assume que Odorico é o retrato deles, daí o meu desejo de fazer o filme.”

Vindo da televisão (Armação Ilimitada), o diretor de “Lisbela e o prisioneiro” e o “Auto da Compadecida”, filmes onde o lirismo conversava com a graça do nordeste do Brasil, em “O Bem Amado” quer falar de política. Diz ele na mesma entrevista:

“Era o personagem que me interessava, o retrato que ele fazia do Brasil. O país mudou. O Odorico da ditadura não podia ser o mesmo da democracia. E com ele mudou tudo. A sátira política virou uma farsa.”

E, realmente, o Odorico de Marco Nanini é muito diferente do de Paulo Gracindo que marcou época com seu terno de linho amarfanhado e charuto na boca.

Agora o cabelo é daquela cor alaranjada duvidosa, o prefeito veste-se de maneira espalhafatosa e usa colete, chapéu, cartola, comendas e anéis. Mais para o patético e ridículo.

Os tempos são mesmo outros e o narcisismo desabrido ataca o prefeito Odorico e faz disso a sua marca. Pavão misterioso?

Do antigo Odorico o novo só conservou o linguajar pitoresco que o povo copiava nos anos setenta e a obsessão de inaugurar o cemitério, custe o que custe. Sua administração também é marcada por todos os defeitos da politicagem e Guel Arraes, que também assina o roteiro, dá destaque às práticas fraudulentas que tanto alimentam as manchetes escandalosas dos nossos jornais.

As engraçadas Cajazeiras, senhorinhas carolas e alcoviteiras do passado, são agora três irmãs solteiras tão espalhafatosas quanto o prefeito que, querendo ser “sexy”, se insinuam para qualquer macho que apareça mas preferiam mesmo o lugar de primeira dama de Sucupira ( Andréa Beltrão, Zezé Polessa e Drica Morais).

O público de “O Bem Amado” se diverte, principalmente aqueles que só gostam de rir, mas há momentos em que o ritmo do filme, muito acelerado mas repetitivo, cansa.

O elenco estelar de atores da Globo está à altura do que é pedido pela trama. São todos profissionais competentes e bem dirigidos.

Para mim, o ponto alto fica a cargo de José Wilker, que faz o cangaceiro Zeca Diabo com alma. Tem o mérito de resistir à caricatura e ser o personagem mais contundente do filme.

As paisagens de Alagoas, brevemente mostradas, dão vontade de viajar e conhecer as águas turqueza e as falésias de areia, tão fotogênicas.

E a trilha sonora sem defeito vai de Caetano Veloso, Zélia Duncan, Zé Ramalho e Jorge Mautner. Uma delícia.

Guel Arraes, filho do ex-governador Miguel Arraes, figura de proa na oposição à ditadura militar, faz uma bela homenagem a seu pai mostrando-o no grande comício das “Diretas já”, que foi um momento importante na reconquista da democracia no Brasil.

Talvez esse seja o momento mais tocante do filme quando se vê que não só de Odoricos vive a política brasileira.

E mais ainda, eu diria que pensar nas próprias “maracutaias” não faz mal a ninguém. Isso não é privilégio dos políticos. Rir é bom e eu gosto mas por que não tirar conclusões mais amplas desse filme em tempo de eleições importantes no nosso país?

Eleonora Rosset é psicanalista.


Ficha técnica:

Image “O Bem Amado”
Brasil, 2010
Diretor: Guel Arraes
Elenco: Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, José Wilker, Tonico Pereira, Caio Blat, Maria Flor, Andréa Beltrão, Drica Moraes, Zezé Polessa, Irmã Cajazeira, Bruno Garcia, Ernesto Edmilson Barros
Roteiro: Cláudio Paiva e Guel Arraes - Baseado na obra de Dias Gomes
Produção:Paula Lavigne
Música: Caetano Veloso, Mauro Lima, Berna Ceppas e Kassin
Fotografia:Dudu Miranda e Paulo Souza
Site oficial: http://www.obemamado.com.br
Em cartaz


Veja o Trailer

FONTE: BLOG DO ZÉ http://www.zedirceu.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bom café! Tá servido?




Todas as pessoas que me conhecem sabem que gosto de um cafezinho!
É claro que dentro dos limites tolerados, e abaixo estou postando uma matéria que aponta informações importantes sobre a bebida.
Bom café! Tá servido?


É hora do café

Todo mundo adora. Mas a bebida à base de cafeína é cercada de mitos. Fomos desvendar alguns deles, para você tomar seu cafezinho com a certeza de que ele pode, sim, fazer bem - para o corpo e a alma

Café faz mal para as crianças?

Não. A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. Porém uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém.

A cafeína cria dependência?

Não. Em quantidades moderadas, isto é, três a quatro xícaras por dia, não existe qualquer prova de que a cafeína contenha riscos de dependência

O café desidrata? É necessário beber mais água por cada xícara de café que bebo?

Não. De fato beber café moderadamente, isto é, três a quatro xícaras por dia, pode contribuir para completar a ingestão diária mínima de líquidos. É muito importante beber a dose diária recomendada: os peritos em nutrição recomendam um mínimo de 1.5 a 2 litros de líquidos por dia, o que daria, por exemplo, 6 a 8 copos de água, leite, sumo de fruta, chá ou café.

Um café com leite desperta menos que um café simples?

Não. Se o tipo de café, a sua preparação e a quantidade utilizada é a mesma, o efeito de despertar é o mesmo, visto que a quantidade total de cafeína que é ingerida é igual. O café com leite tem todas as propriedades do café simples, contribuindo para uma parte do cálcio diário recomendado.

O café contém colesterol?

Não. O colesterol é exclusivo dos alimentos de origem animal e encontra-se em quantidade significativa nas carnes vermelhas, nos mariscos, produtos lácteos gordos e derivados como a manteiga. Os alimentos de origem vegetal não têm colesterol e por essa mesma razão o café não contém colesterol.
FONTE: http://bemleve.click21.com.br/saude/e-hora-do-cafe/1444

FRASE DO DIA


terça-feira, 27 de julho de 2010

SERRA FUJÃO?????

A matéria que transcrevo abaixo, escrita no Blog do Brizola Neto dá para vermos como se porta o candidato dos demotucanos...

Será que a Rede Globo e a Folha de São Paulo vão falar no assunto????
Ou vão também desprestigiar e ignorar o Fórum da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC como Serra está fazendo????
Prof. Marcos Roberto

Serra foge da reunião da SBPC


José Serra é o único dos três principais candidatos a presidente que não vai comparecer à 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), esta semana, em Natal, que terá como tema as ciências do mar. Dilma Rousseff e Marina Silva confirmaram presença, mas Serra alegou problemas de agenda para cancelar sua visita, prevista para quinta-feira. A dica foi do nosso colaborador Gustavo, que mandou o link da notícia publicada no site nominuto.com.

Quero ver como a mídia vai reagir. Quando Dilma alegou problema de agenda, e de fato foi ao exterior para uma série de encontros, para não comparecer à sabatina da Folha de S.Paulo fizeram um carnaval, e o próprio Serra explorou a questão dizendo que Dilma fugia de debates.

Agora eu pergunto, o que vale mais: ir a uma sabatina de um jornal totalmente comprometido com a candidatura Serra, que se mostrou dócil com o candidato tucano, mas que faria tudo para derrubar Dilma, ou comparecer a um encontro que reúne os maiores cientistas e pesquisadores do país?

As reuniões da SBPC foram um fórum de resistência durante os anos de ditadura no Brasil, e nela está um público de alta capacidade crítica, capaz de sustentar um debate de alto nível com qualquer candidato. Serra não gosta de enfrentar um público que não lhe seja servil. Não tolera nem jornalistas dos meios amigos que ousam incomodá-lo com alguma pergunta que o contrarie.

Na reunião da SBPC, Serra seria confrontado com a política educacional dos tucanos, que sucateou as universidades federais e desvalorizou seu corpo docente. Certamente seria lembrado também de como lidou com movimentos reivindicatórios, como os dos professores da USP, tratados a cassetete e gás lacrimogêneo, como a ditadura fazia em seus tempos mais sombrios.

Serra não quer debate nenhum com a sociedade. No máximo vai a encontros de entidades patronais e de empresários, onde pode soltar sua ultrapassada cantilena contra os movimentos sociais e os governos de esquerda da América Latina, pois sabe que terá uma claque a aplaudi-lo.

FONTE: http://www.tijolaco.com

VEJAM O QUE O BLOG DA COROA PUBLICOU - EXCELENTE ANÁLISE

Datafolha confirma vantagem de Dilma sobre Serra

Analisando os dados da pesquisa Datafolha divulgada dia 24.07 pode-se concluir que Dilma está na frente de Serra. A informação não está em nenhuma nota técnica emitida pelo instituto. Mas as pistas estão lá no relatório. Chega-se a essa conclusão a partir dos percentuais de eleitores que não estão convictos dos seus votos. Segundo o datafolha, a maioria dos eleitores brasileiros que já revelam alguma opção para a eleição presidencial deste ano (69%), se diz totalmente decidida sobre o seu voto. Dizem que a escolha ainda pode mudar 27% dos entrevistados. Assim, em um universo de 1.000 eleitores, 270 podem mudar de voto.

Desses 270 eleitores, 51 votariam em Serra, 65 em Dilma e 43 em Marina. Assim, somando-se esses novos eleitores aos que estão convictos dos seus votos. Serra teria 299 votos, Dilma 346 e Marina 101. Em termos percentuais, a candidata petista lidera com 34,6%, o tucano vem a seguir com 29,9% e a candidata verde alcança 10,1%.

Percebe-se assim que, mesmo escondido, a vantagem de 5% de Dilma sobre Serra também está no Datafolha. Eles só não entregaram o ouro.

FONTE: http://blogdacoroa.wordpress.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Serra tem nojo de pobre. A foto vale por mil trololós

Não resisti ao Crtl "C" Crtl "V"...

Depois, lá dentro, ele limpa a mão com álcool

Extraído do site Amigos do Presidente (clique aqui para ler Blog ganha da treva na Justiça):

segunda-feira, 26 de julho de 2010
José Serra tem nojo de pobre
Na foto tirada ontem enquanto José Serra fazia campanha no Paraná, os leitores podem notar o candidato tucano pega -sem muito entusiasmo- na mão de uma eleitora e beija a própria mão.. Perceba que Serra mantém distância do povo, lá no alto, enquanto lá em baixo uma filinha de senhoras tentam cumprimentar o candidato. Não é novidade para ninguém que o PSDB é o partido dos ricos, dos bancos, das classes altas e da massa cheirosa, como define a tucana Eliane Cantanhêde



A imagem reforça uma matéria publicado em 2009 na revista Piauí….



“Era quase meia-noite quando entrou Serra no carro e tomou o rumo do aeroporto, onde o jatinho do governo paulista o aguardava para levá-lo de volta.Ao sentar, imediatamente pegou um frasco de álcool, à sua disposição no bolsão do assento do passageiro, e limpou as mãos. A gripe suína não existia ainda: há anos ele tem o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, sobretudo depois de cumprimentar estranhos; quando não pode, usa álcool.” Na revista Piauí

Vamos ver como Lula, uma vez deputado e duas vezes presidente, é tratado e trata o povo?



Agora o Serra, político profissional. Já ocupou dois ministérios no governo de Fernando Henrique Cardoso. Está enraizado no governo paulista há mais de 15 anos.Já foi prefeito, governador, vereador, e outras coisitas mais…Veja como trata o povo…



Enquanto o José Serra nem olha para a cara do leitor….



Eliane Cantanhêde tem razão!


Clique aqui para ver o vídeo imperdível da colonista (*) da Folha (*), a Eliane Catanhêde, sobre a “massa cheirosa” .


Em tempo: o Howard Hughes começou como o Serra e acabou maluco.

Artigos Relacionados

FONTE: www.conversaafiada.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

APÓS DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO ENEM 2009, AS ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS NOVAMENTE SÃO DESTAQUES

Campi do IFRN têm maiores médias no Estado

O Campus Mossoró ficou em primeiro lugar e o Campus Natal - Central em terceiro

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acaba de publicar as médias obtidas por escola no Enem 2009. Clóvis Costa

No Rio Grande do Norte, o Campus Mossoró do IFRN ficou com a melhor média: 684,67. O segundo lugar, ficou com o Colégio Ciências Aplicadas que obteve 680,67 como média geral e o terceiro lugar, ficou com o Campus Natal - Central, com média de 672,91.

Feliz com a boa notícia, o diretor-geral do Campus Mossoró, prof. Clóvis de Araújo Costa (à direita), disse que o resultado alcançado no ano passado foi " fruto de um trabalho de melhoramento contínuo do ensino, dos investimentos federais que estão sendo feitos na educação profissional e tecnológica e do empenho dos alunos e dos servidores da Instituição".

Belchior 2O reitor Belchior de Oliveira Rocha está feliz com o resultado. "Eu gostaria de dar os parabéns não só aos alunos dos campi de Mossoró e Natal-Central, mas a todos os professores e técnicos administrativos que fazem do Instituto uma referência de ensino público de qualidade. E o nosso desafio é levar essa qualidade aos nossos campi recém-inaugurados, o que vamos conseguir, com toda a certeza." declara.

O Enem 2009 foi aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro do ano passado e avaliou as seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação. Em todo Brasil, quase 2,6 milhões de pessoas fizeram o novo Enem.

Conheça os dez primeiros colocados:

  1. IFRN - Campus Mossoró (684,67)
  2. Colégio Ciências Aplicadas (680,67)
  3. IFRN - Campus Natal - Central (672,91)
  4. Colégio Salesiano São josé (672,42)
  5. Colégio Mater Christi (662,26)
  6. CEI (656,90)
  7. Colégio Marista (654,31)
  8. Colégio das Neves (646,01)
  9. Centro Educacional de Aprendizagem (639,23)
  10. Overdose Colégio e Curso (638,40)

Confira o resultado geral no site do inep (www.inep.gov.br).

OS CORVOS OLÍMPICOS

Por Emir Sader

A Federação Inglesa de Futebol já afirmou que está disponível para organizar o Campeonato de 2014, caso se confirmem as previsões agoureiras dos corvos de plantão por aqui. Incomoda aos corvos a auto-estima brasileira, como incomodava a alegria dos africanos durante a Copa.

Leia o post na íntegra >>

FONTE: www.cartamaior.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A velha mídia está derretendo

Antonio Lassance

Pesquisa aponta que quase 60% das pessoas acham que as notícias veiculadas pela imprensa brasileira são tendenciosas. Oito em cada dez brasileiros acreditam muito pouco ou não acreditam no que a imprensa veicula. Quanto maior o nível de renda e de escolaridade do brasileiro, maior o senso crítico em relação ao que a mídia veicula.
(clique no texto para ler a matéria completa)
FONTE: http://www.cartamaior.com.br

O fim do Jornal do Brasil impresso e o papel do jornalismo público

A NOTÍCIA ABAIXO DÁ CONTA DE QUE A IMPRENSA "NACIONAL" CARECE DE MODIFICAÇÕES EM SEU FORMATO E NA CONDUÇÃO E INTERPRETAÇÃO QUE DÁ AOS DOS FATOS.


O jornalismo de mercado, com o fim do JB impresso, revela, uma vez mais, sua incapacidade de dar solução para o problema da dívida informativo-cultural e para permitir, finalmente, que o povo brasileiro tenha acesso a uma tecnologia do século XVI, a imprensa de Guttemberg. Se estamos a caminho de superar a miséria absoluta, também é chegada a hora de superarmos a miséria informativo-cultural. O artigo é de Beto Almeida.
> LEIA MAIS |
FONTE: http://www.cartamaior.com.br

PARE NO "P" DA POESIA

Caros/as leitores.

Estou criando um compromisso (que espero poder cumprir) no sentido de que toda segunda-feira, eu possa publicar neste espaço um poema.

Hoje teremos Bertold Brecht.


Aos que virão depois de nós


Eu vivo em tempos sombrios.
Uma linguagem sem malícia é sinal de
estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda ri é porque ainda não
recebeu a terrível notícia.

Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?

É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.
Mas acreditem: é por acaso. Nada do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)

Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a
quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.

sábado, 17 de julho de 2010

POLVO VIDENTE ATACA NOVAMENTE.

A criatividade das pessoas não é pouca coisa.
A imagem abaixo diz muita coisa e os comentários abaixo, no link "polvo escolhe Dilma!", completa o espetáculo.

Polvo vidente ataca novamente.
Bye-bye Serra 2010 !

Do Lula o Serra não escapa

O Conversa Afiada publica sugestão da amiga navegante Vanisa Razuk.

Ela indicou, através de seu Twitter, uma nova charge com o polvo Paul, que fez sucesso na Copa do Mundo de 2010.

Bye-bye Serra 2010 !

Artigos Relacionados

* Em clima de Copa,
Polvo escolhe Dilma (78)
* L. C. Cunha: casamento de Serra
com Roriz é a sopa no mel (43)
* Dilma pode ganhar no 1º. turno.
Coimbra no Nassif (110)
* ProUni beneficia mais de 33 mil.
Bye-bye Serra 2010 ! (57)
* Serra é contra o trem-bala,
a banda larga e o Pro-Uni (100)

FONTE: www.conversaafiada.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

UM POUCO MAIS DE SERIEDADE

Achei interessante esta citação que a Carta Maior faz sobre o "descontrole de Serra" e não resisti (como faço com quase todo texto de que gosto) e fui direto ao Ctrl C, Ctrl V...
Sempre citando a fonte, claro!


UM POUCO MAIS DE SERIEDADE

Depois de fracassar na versão 'continuador de Lula', Serra adota o discurso da UDN de 1964 e fala como um ectoplasma de Carlos Lacerda. Em SP, na 4º feira, e 5º, no Rio, onde sua candidatura derrete, o presidenciável demotucano afirmou que as centrais sindicais que apóiam Dilma são pelegas e que o Brasil se transformou numa ' república sindicalista sob o governo Lula'. Em outubro de 2002, em momento igualmente desfavorável como candidato de FHC contra Lula, Serra declarava que se o petista vencesse as eleições --como de fato venceu e gerou 13,3 milhões de empregos de janeiro de 2003 a junho de 2010-- o Brasil iria se transformar numa Venezuela e a economia explodiria, como na Argentina. Diante do destempero, o saudoso economista Celso Furtado declarou então ao site de campanha do PT, numa entrevista publicada em 13-10-2002. Aspas para as atualíssimas observações do grande economista brasileiro: 'O Serra está aperreado. Como ele vê que todos os apoios vão para o Lula, ele se destempera, diz coisas descabidas, tenta juntar fatos sem nexo. Mistura tudo, Brasil, Venezuela, descontrole cambial e eleições. Um pouco mais de seriedade. O Brasil precisa de seriedade. Existe uma expressão francesa para definir esse comportamento [de Serra]: aux bois, quer dizer, ladrando a torto e a direito. Enfim, o sujeito está no sufoco, fala qualquer coisa. É o fim de festa'.
(Carta Maior, 16-12)
FONTE: www.cartamaior.com.br

DIVIDIDO, PTB INICIA DEBANDADA DA CANDIDATURA DEMOTUCANA

Depois do PSC, que abandonou a candidatura Serra para apoiar Dilma Rousseff, e do PP, que fechou “informalmente” com o PT em todo o Brasil, agora é a vez do PTB iniciar a debandada: “Quase todos (os petebistas), na verdade a grande maioria, está com a Dilma”, diz o senador Romeu Tuma (PTB/SP). “O Roberto Jefferson e a Executiva acreditam na ditadura no partido. Muitos temos outras opiniões. Eles tomaram as decisões, mas em Brasília e em todo o Brasil, a maioria do PTB é Dilma”, garantiu Tuma.
> LEIA MAIS
FONTE: www.cartamaior.com.br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dilma, Osmar Dias, Gleisi Hoffmann e Requião reunem 230 prefeitos no Paraná


Dilma Rousseff (PT), se reuniu na quarta-feira à noite com mais de 800 lideranças políticas em Curitiba. Mais de 230 prefeitos compareceram ao ato de apoio à Dilma para a presidência, Osmar Dias (PDT) para governador, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) para o Senado.

Dilma discursou: "Eu vi aqui um momento de vitória nessa minha caminhada na busca da continuidade do projeto do governo Lula. Acredito que o Paraná vive aqui na expressão dessa aliança a unidade em torno do projeto”.

O encontro foi marcado por discursos elogiando a unidade alcançada pela coligação PDT-PT-PMDB-PCdoB-PR-PSC.

Osmar Dias disse: “Eu perdi a eleição de 2006 porque não tinha essa gente comigo. Não tinha PT e PMDB.”

Gleisi, além da unidade, falou que quer ser a primeira senadora paranaense eleita coma primeita presidenta do Brasil: "É um orgulho muito grande hoje estarmos aqui celebrando essa coligação forte. Celebrando o passado de vitórias e nosso futuro em que devemos avançar ainda mais com Dilma liderando esse processo de desenvolvimento sustentável e regional. Quero ser a primeira Senadora do Paraná, para estar junto com a primeira presidenta do Brasil".

Na vez de Requião, ele disse: “Tenho certeza que os prefeitos não vieram aqui por curiosidade. Vieram para consolidar o apoio a essa chapa. Dilma, Osmar, Requião e Gleisi. Faço o apelo pela chapa fechada”.

Dilma prometeu construir 2 milhões de novas moradias no Minha Casa Minha Vida, implantar escolas técnicas em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes e construir seis mil creches, se eleita. “Mas, enquanto tem políticos comprometidos com várias promessas que não realizaram quando estavam no governo, nós, primeiro, faremos o possível, depois, o necessário, e, assim, acabaremos fazendo o impossível. Ou alguém, em 2002, achava que estaríamos emprestando dinheiro ao FMI?”, provocou.
FONTE: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RELATÓRIO DO IPEA DESTACA REDUÇÃO DA MISÉRIA


Em suas CONSIDERAÇÕES FINAIS o relatório (cientificamente muito bem embasado e com dados importantes) dá ênfase à manutenção da atual política econômica e social que o gGverno Federal implementa. Veja o texto:
"Nesta segunda década do século XXI, o Brasil poderá eliminar uma das principais chagas resultantes da condição de subdesenvolvimento. Várias décadas após as nações desenvolvidas terem superado os problemas de pobreza absoluta e extrema, a economia brasileira prepara-se para passar a viver esta nova realidade. Para isso, a combinação do crescimento econômico com avanços sociais observada no período recente precisa ser aprofundada, com o necessário aperfeiçoamento de políticas públicas de alcance nacional, sobretudo daquelas voltadas ao atendimento das regiões e estados menos desenvolvidos."
(Comunicado IPEA nº 58, 2010, p 14, CONSIDERAÇÕES FINAIS)

Ipea analisa pobreza e miséria por regiões e estados


Estudo foi lançado nesta terça, no Rio de Janeiro, e traz ainda a evolução do índice de desigualdade de renda

A realidade recente vivenciada pelo País – de crescimento econômico aliado a avanço social – vem reduzindo as taxas nacionais de pobreza absoluta e miséria. A tendência, no entanto, se apresenta de forma distinta nas diferentes regiões e unidades da federação.

Como vem ocorrendo essa evolução nos estados e regiões do Brasil nos últimos 15 anos (período da estabilidade econômica) e a projeção das taxas de pobreza absoluta e de miséria até 2016 são os principais pontos do Comunicado do Ipea nº 58: Dimensão, Evolução e Projeção da Pobreza por Região e por Estado no Brasil, que traz também evolução do índice de desigualdade de renda (Gini) por unidade da federação.

O estudo foi lançado em coletiva de imprensa nesta terça-feira, dia 13, às 14h30, no escritório do Ipea no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51, 10º andar), com a presença do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Marcio Pochmann.

Os dados primários utilizados no estudo são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE e são apresentados por região e por estados.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 58

Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 58

FONTE: http://www.ipea.gov.br


ESTAMOS EM MAIS UMA ELEIÇÃO E NÃO EM OUTRA ELEIÇÃO...

Não quero parecer redundante, mas, olhando aos números apresentados pelo Brasil durante o "governo" FHC e durante o Governo Lula, percebemos muito nitidamente que há dois projetos postos à escolha popular em nível nacional:
O projeto das eliltes entreguistas e antinacionais, representado pelo Sr. Zé Pedágio, também conhecido como José Serra;
e o Projeto Popular representado pela Dilma...
È bem verdade que existem outras candidaturas, como movimento próprio da democracia brasileira que foi cristalizada durante o Governo do Presidente Lula.
Vamos entrar no debate, mas com respeito às ideias e à inteligência dos nossos leitores, manteremos uma linha respeitosa, embora reconheçamos que o tratamento dado ao nosso povo durante o "governo" dos demo-tucanos (leia-se FHC do PSDB e MARCO MACIEL do DEM) não tenham tido este respeito por nós, povo brasileiro!
E vamos pensar, pois pensando não cairemos nos risco a que nos chemou atenção José Saramago em uma de suas entrevistas:
Estamos num tempo a que chamamos de pensamento único, embora pareça que se aproxima muito perigosamente de um pensamento zero.
“A minha obra literária é a expressão do respeito humano”, La Jornada, México D. F., 10 de Outubre de 1998 [Reportagem de Juan Manuel Villalobos]
Prof. Marcos Roberto Fernandes Gurgel
Professor e Cientista Social

Nassif: No Sudeste, só SP não atinge metas do milênio

O Estado de SP possui 5,7 milhões de pobres, sendo que 1,63 milhão de pessoas possuem renda familiar mensal menor que R$ 127,5

O Conversa Afiada republica texto do blog do Nassif:

No SE, só São Paulo não atinge metas do milênio

Por Homero
Do PNUD

Sete estados atingem ODM contra a pobreza

Ciclo de seminários regionais de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio debate dados regionais de metas da ONU

da PrimaPagina

Das 27 unidades federativas brasileiras, sete conseguiram reduzir pelo menos à metade, entre 1991 e 2008, a proporção da população com renda familiar inferior a R$ 255 (meio salário mínimo), meta estabelecida pelo primeiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujos cumprimentos são previstos até 2015, revela o coordenador do Orbis (Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade), Alby Rocha, que participou do 3º ciclo de Seminários Estaduais de Acompanhamento dos ODM, entre 23 de abril e 10 de junho.

Dos sete estados, seis ficam no eixo Sul-Sudeste: Santa Catarina lidera os avanços, com 67%, seguido de Paraná (60%), Rio Grande do Sul (54%), Minas Gerais (53%), Espírito Santo (51%) e Rio de Janeiro (50%). Goiás é o único de outra região a alcançar o objetivo 1, com progresso de 53%.

“Já São Paulo não avançou tão rapidamente”, explica Rocha. A maior metrópole do país teve resultados bem inferiores: reduziu a pobreza em 30%. O estado possui 5,7 milhões de pobres, sendo que 1,63 milhão de pessoas possuem renda familiar mensal menor que R$ 127,5.


Se Santa Catarina foi o estado que apresentou melhor resultado, Roraima seguiu a direção inversa, com queda de apenas 4% no indicador de pobreza no período analisado. Em compensação, é o que apresenta o menor número de pobres no Brasil: 160 mil. Na região Norte, o Tocantins ficou perto de alcançar a meta, com avanço de 46% no objetivo 1.

Com exceção do Distrito Federal (25%), as outras três unidades federativas do Centro-Oeste fizeram progresso considerável. Goiás ultrapassou a meta, enquanto Mato Grosso (49%) e Mato Grosso do Sul (48%) quase chegaram lá. Por outro lado, o DF é quem possui menos pessoas sob a linha de pobreza na região, com 465 mil.

Artigos Relacionados

FONTE: www.conversaafiada.com.br

ZÉ PEDÁGIO EXPLODE...

Vídeo sensacional: Serra (Mein Führer)
explode por causa dos pedágios


O Mein Füher explode e o Sayad executa

O Conversa Afiada reproduz post do Cloaca News e exibe o vídeo sensacional da explosão do Zé Pedágio com o Heródoto e o Priolli.

Confira o vídeo:

Artigos Relacionados

FONTE: www.conversaafiada.com.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

HOJE É O DIA MUNDIAL DO ROCK E HÁ UMA EXCELENTE NOTÍCIA PARA OS AMANTES DA BOA MÚSICA

(foto divulgação)
O site oficial da banda alemã Scorpions confirmou mais uma apresentação no Brasil: 11 de setembro (sábado) em João Pessoa/PB.
A banda será a atração principal do Sun Rock Festival que deverá ser realizado no Estádio Almeidão.
Vale lembrar que esse show faz parte da turnê mundial que marca a despedida da banda dos palcos.
Provavelmente uma caravana sairá de Caraúbas para assistir ao show!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Luis Nassif: o significado do almoço de Lily Marinho com Dilma


Para entender direito o significado desse almoço oferecido por Lily Marinho a Dilma Rousseff.Dona Lily é personagem de um mundo fantástico do Rio de Janeiro, da fase áurea dos anos 40 quando, ao lado do marido Horácio de Carvalho, do casal Walter Moreira Salles-Helene, Aloisio Salles-Peggy, dominavam os salões da cidade, nos tempos em que Roberto Marinho ainda não tinha chegado ao primeiro time.


Por Luis Nassif, em seu blog

O primeiro marido Horácio Carvalho foi pessoa influente no governo Dutra e no governo JK. Dono do Diário Carioca – ao lado de José Eduardo Macedo Soares -, e da Erika – editora de revistas -, acabou repassando a empresa para Samuel Wainer, em um episódio que deu muito pano para manga para Carlos Lacerda.

Mesmo com todo esse histórico, dona Lily nunca teve atuação política. Viúva, casou-se com Roberto Marinho, foi companheira dos últimos anos do patriarca, mas jamais teve ingerência em qualquer negócio das Organizações Globo. Nem é mãe de seus filhos.

Assim, a importância desse almoço é simbólica: reside em derrubar preconceitos da velha elite carioca contra a candidata do PT.

Não é pouco.

Sob Kamel e Merval, as Organizações Globo martelam há anos a tecla do preconceito. É algo que se espraia sobre toda a programação, dos jornais de TV aberta à CBN, de programas de entrevista na Globonews até programas voltados para adolescentes.

É massacrante.

Como mulher que frequentou os mais importantes salões do mundo, que acompanhou os jogos de poder desde que chegou da França para deslumbrar a sociedade carioca, que foi a companheira dedicada do mais influente homem de mídia do país, depois de Assis Chateaubriand, dona Lily mostra que a tática de preconceitos pega apenas súditos desinformados.

Mais que isso, manifesta apoio à candidata amaldiçoada pela Globo, a admiração de quem conhece os meandros do poder, sabe do poder da Globo, e reconhece a solidez do alvo.

A partir de agora, na sociedade carioca, a candidatura de Dilma passa a ser “in”.

FONTE: www.vermelho.org.br

AMANHÃ É O "DIA MUNDIAL DO ROCK"

(O palco do evento no JFK Stadium, Filadélfia)

Dia mundial do rock

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Foi transimtido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof oragnizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_mundial_do_rock

sábado, 10 de julho de 2010

NESTE SÁBADO FOI CREMADO CORPO DE EZEQUIEL NEVES... GURU DE CAZUZA

Ezequiel faleceu no mesmo dia em que há 20 anos falecia Cazuza... ícone do rock e da poesia nacional...

'Ninguém passou impune por Ezequiel Neves', diz Roberto Frejat

Cantor e guitarrista do Barão Vermelho relembrou convivência com o amigo.
Corpo do produtor e jornalista será cremado neste sábado (9).

Henrique Porto Do G1 RJ

O cantor e compositor Roberto FrejatO cantor e compositor Roberto Frejat
(Foto: Divulgação)

Foram anos de amizade, trabalho e amor pela música. "Uma intensa relação de proximidade e intimidade", descreveu o cantor e compositor Roberto Frejat sobre o parceiro Ezequiel Neves, produtor, jornalista e mentor do Barão Vermelho, morto na última quinta-feira (9), no Rio.

E, para quem pensa que essa relação teve origem nos anos de convívio com a banda carioca que revelou Cazuza e da qual Frejat é hoje cantor e guitarrista, o músico explica:

"Fui leitor do Zeca ainda na adolescência. Na verdade, ele era um ficcionista: suas reportagens eram todas sobre artistas que existiam, mas as histórias que ele inventava e escrevia eram muito melhores que os acontecimentos reais. Era muito divertido ler aqueles textos", relembrou.

Foi justamente como jornalista que Ezequiel criou alguns de seus pseudônimos mais conhecidos: Zeca Jagger e Zeca Zimmerman — em homenagem a Mick Jagger e Bob Dylan, respectivamente —, além de Angela Dust, que era o nome de uma droga sintética da época. Produtos da imaginação fértil de um apreciador máximo do estilo de vida "rock 'n' roll", segundo Frejat, "foi a maneira como ele viveu e se comportou durante todo esse tempo".

Despedida discreta
Apesar dos "anos a mil", segundo relato daqueles que o conheceram na intimidade, Ezequiel terá uma despedida discreta na manhã deste sábado (10), no Rio, quando seu corpo será cremado numa cerimônia rápida, para amigos próximos e parentes.

Mas Frejat adiantou que a maior homenagem vai acontecer na próxima quarta-feira (14), quando será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às 18h30, "um encontro para celebrar essa pessoa querida, que nos deixa para um voo maior", destacou o cantor.

"Costumo dizer o seguinte: ninguém passou impune por Ezequiel Neves. Quem teve a oportunidade de conhecê-lo, nunca mais foi o mesmo. Suas palhaçadas, brincadeiras e senso de humor tinham um poder de transformação muito positivo. Talvez por isso nunca tenha sido abandonado ou esquecido mesmo nos últimos meses, quando seu estado de saúde piorou. Muitos estiveram perto dele neste período difícil", contou Frejat, acrescentando: "Foi uma pessoa muito importante na minha vida. E me ensinou muito".

Loucura e poesia
Sobre a incrível coincidência de falecer exatamente na data de aniversário de 20 anos da morte de Cazuza, Frejat comentou:

"Foi uma loucura total, né? Talvez essa sincronia possa ser explicada a partir da sintonia que os dois sempre tiveram em vida. Existe uma poesia nisso tudo, que é muito bonita. Vamos ficar com ela".

FONTE: www.g1.com.br

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MEC E INEP PRORROGAM INSCRIÇÕES DO ENEM

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições do Enem, que se encerrariam nesta sexta-feira, dia 9, para o próximo dia 16, sexta-feira, às 23h59. A decisão foi tomada pelo presidente do Inep, Joaquim Neto, que atendeu à solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas. Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal http://www.enem.inep.gov.br/. O valor da inscrição é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que que comprovem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência. É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC
FONTE: www.inep.gov.br

INTERESSANTE DEPOIMENTO SOBRE A GUERRA DO IRAQUE

Recebi e-mail do Jornalista Italo Gurgel que publico neste espaço...

No You Tube, o corajoso depoimento de um soldado norte-americano que lutou no Iraque.
Ele diz tudo o que é preciso ser dito sobre o imperialismo e revela, com extrema clareza, a quem interessa a guerra.
Legendado em português, para quem não fala inglês (mas leia rápido).

Está no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ&feature=PlayList&p=5E876630D2BF325B&playnext_from=PL&playnext=1&index=14

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O CURSO NORMAL É MANTIDO NO PLC 280 PELO SENADO

O PLC 280, que dispõe sobre a formação para professores que atuam na educação básica, voltará à Câmara dos Deputados. É que A Senadora Fátima Cleide (PT/RO) alterou alguns artigos do projeto na Comissão de Educação do Senado, onde foi relatora da proposta.

A Senadora Fátima Cleide (PT/RO) diz que foi um bom tempo de discussão, com diálogo permanente mantido com o ministro Fernando Haddad.

Essa versão relatada pela Senadora Fátima Cleide (PT/RO) permite que os professores com formação de nível médio – na modalidade Normal – que não tenham nível superior, continuem a atuar na educação básica, desde que no prazo de seis anos obtenham diploma universitário. Os professores com curso Normal podem continuar atuando em creches e pré-escolas.

O Brasil é muito desigual, e manter a exigência de formação superior para professores ribeirinhos, que estão no meio da floresta, nas regiões mais distantes sem condições ainda de dar um salto em sua qualificação, seria muito cruel. Dar um prazo para que eles individualmente se preparem e o Estado brasileiro possa ajudá-los nessa formação é o mais correto.

Para a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) o Brasil “Precisa sem dúvida alguma de professores super-qualificados atuando na educação básica, para melhorar a qualidade do ensino. E queremos também cidadãos preparados não apenas para ensinar o que os currículos determinam, mas para compreender com o melhor de si o caminhar pela vida de cada aluno ou aluna que cuida.”

FONTE: http://www.janeayresouto.com

ÁFRICA - CORAÇÃO DO MUNDO: ENTRE SAVANAS E SABERES, AS NUANCES DO PAÍS DA COPA 2010



Autora: Sirlia Lima

A COPA 2010
Acontece num país diferente
O futebol foi para a África
Bem ao sul do Continente
Que possui rica cultura
E uma exótica gente

A África do Sul
É uma rica mistura
De luxo e de pobreza
E tudo se configura
E a desigualdade
É marcante na cultura

As fronteiras do futebol
Vão sofrer expansão
Bem perto das savanas
Vai haver competição
Tem lugares tão belos
A natureza em porção

Nesse país tem história
Como todos os demais
Tudo é bem diferente
Possui três capitais
Uma para cada poder
Possui três distritais

A língua que é falada
Tem grande variação
Possui 11 idiomas
O inglês é o campeão
É a língua mais falada
Dentro dessa nação


O homem por lá chegou
Tenho essa informação
Muito antes de haver
A tal colonização
A África é o berço
Da civilização

Os dados repassados
Vem da paleontologia
Há três milhões de anos
O homem já existia
O australupthecus
Era a tipologia



O homem moderno
Fez daqui o seu lugar
Homo sapiens sapiens
Vivia a caçar
Há 117mil anos
Veio à história registrar

Tem partes dessa história
Que causa indignação
Por lá houve o Apartheid
Que causou separação
Entre brancos e negros
Não houve reparação
O tempo vai passando
Vejo-o passar na Janela
Quando penso no Apartheid
Lembro a luta de Mandela
Hoje a miséria é escondida
Disfarçada em vuvuzela

Lembro-me dos massacres
Aos negros do Soweto
Que transformou a África
Dividindo-a em gueto
Hoje muitos passam fome
Tem só pele e esqueleto

O flash que dá luz
Disfarça, traz ilusão
Os holofotes não mostram
A triste situação
A AIDS está matando
Dizimando a população


Na África do Sul
Os negros são maioria
Preservam seus costumes
Os brancos são minoria
Vivem como europeus
Fazem outra cantoria

O Apartheid aconteceu
Mas nunca foi esquecido
O coração do mundo
Não é desenvolvido
Vemos com indiferença
Como coisa sem sentido

“Esta canção foi originalmente composta como um hino religioso
por Enoch Sontonga, professor da missão metodista em
Johannesburg, de etnia xhosa, em 1897. Em 1927 versos foram
adicionados por Samuel E. Mqhayi, de etnia sesoto.
Vista como um hino da luta contra o regime de segregação
racial (apartheid), chegou a ser proibido sua execução
pública por "exacerbar o nacionalismo bantu" indo contra a
política oficial de desunir as tribos para dominá-las.
propositadamente cantada de modo tradicional e nas tres
línguas mais faladas pelos sul-africanos negros, se tornou
a música símbolo da luta contra o racismo africano. É hoje
parte do hino nacional da África do Sul e desde 1925 é hino
do Congresso Nacional Africano”
Jurandi Moraes (busca no Youtube.

As fotografias foram retiradas da internet apenas para ilustrar o Cordel da professora Sírlia Lima (ver imagens do google)
Oranização de texto e montagem: Elizete Arante
FONTE: http://elizetearantes.blogspot.com