PARA REFLETIR...

"Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo, do que um sucesso em algo que odeio."
(George Burns)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

PRECISAMOS TER "CONTEÚDO"...


Hoje, retomo minhas atividades como Professoor de Sociologia e Filosofia no Ensino Mèdio da Escola Estadual "Sebastião Gurgel". Estava vendo uma entrevista do Cartunista Ziraldo na TV e achei muito legal a relação que ele tem com a leitura e busquei algumas de suas citações acerca do tema em tela.
"O livro é o alimento da alma."
"Ler é mais importante do que estudar."
"Livro: gênero de primeira necessidade."
"Escrever é a arte mais difícil de se desenvolver."
Achei fantástico... e fiz questão de publicá-las em vermelho por ser a cor da revolução, e através da leitura e da educação podemos fazer revolução.
Vamos à leitura????

domingo, 24 de fevereiro de 2008

PT DE CARAÚBAS INICIA CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO ELEITORAL

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT de Caraúbas, em reunião realizada na Comunidade de Lajes decidiu iniciar a construção do seu projeto político-eleitoral para 2008. Foi aprovado a criação do GTE - Grupo de Trabalho Eleitoral, composto por Ivanildo Fernandes (Presidente do Partido); Marcos Roberto (Vice-Presidente do Partido); Alcebíades Lopes (Secretário de Agricultura e Membro do Diretório Municipal); Lindemberg Lima e Antonete Silva (da Executiva do Partido) e Francisco Linhares - Peninha (do Diretório Municipal).
O Partido tem uma pré-candidatura registrada, que é do companheiro Ivanildo, e de acordo com as normas eleitorais do PT, até 30 de março é o prazo para que outra proposta de candidatura petista ou coligação com outras forças políticas sejam apresentadas. O Grupo de Trabalho Eleitoral do PT jé tem agendada sua primeira conversa política, será com o PR – Partido Republicano do Prefeito Eugenio Alves no dia 8 de março as 15 horas na Casa da Cultura (o Partido faz parte da administração municipal atual).
É consenso entre as diversas opiniões do PT de Caraúbas que a conjuntura política local está muito indefinida, e o partido deverá analisar os cenários colocados para cristalizar o seu projeto político-eleitoral. Outro ponto consensual é o de que o Partido terá chapa própria para o legislativo municipal (observando-se, claro, o que reza a legislação eleitoral caso ocorra uma composição na chapa majoritária).

sábado, 23 de fevereiro de 2008

SER LÍDER É CONQUISTAR AS PESSOAS...

Uma vez, Jesus disse “liderar é servir”, e ele tinha, e tem, grande influência e por causa disso eu devo saber o que ele diz sobre liderança. Eu não entendia isso antes. “Servir? Eu sou o chefe! O melhor!”. Não sabia também a diferença entre poder e autoridade. E se você não entender isso, você nunca vai entender “liderar é servir”. Max Weber falava sobre essas diferenças há 80 anos e em níveis sociológicos, nós ainda usamos esses termos: poder é 'faça ou caia fora'; autoridade é a habilidade de capturar a vontade das pessoas para fazerem seu melhor, ou seja, influência. Por exemplo, minha mãe não tem poder algum, é uma mulher idosa, mas eu faria qualquer coisa para ela, ou seja, mesmo sem poder ela tem muita autoridade sobre mim. Como ela conseguiu essa autoridade? Leu num livro? Não. Ela serviu. Gandhi não tinha poder, mas tinha muita autoridade. Serviu e se sacrificou por uma causa. Quando você é o líder e se sacrifica pelas pessoas, você consegue autoridade. Servindo você constrói influência e isso é comandar do “pescoço para cima”. Claro que, às vezes, é preciso usar o poder, mas para um líder, isso é uma má idéia. Jesus não estava falando de poder, ele não tinha poder, ou se você acha que ele tinha, ele escolheu não usar seu poder, ele estava falando de guiar as pessoas através de seus corações. Para ter influência é preciso servir.
(James Hunter, autor do best-seller “ O monge e o executivo”)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

NUNCA DEVEMOS DEIXAR DE SONHAR...


"Não basta ter belos sonhos para realizá-los. Mas ninguém realiza grandes obras se não for capaz de sonhar grande. Podemos mudar o nosso destino se nos dedicarmos à luta pela realização de nossos ideais. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho; de examinar com atenção a vida real; de confrontar nossa observação com nosso sonho; de realizar escrupulosamente nossa fantasia. Sonhos, acredite neles". (Lênin)

sábado, 16 de fevereiro de 2008

A "INDÚSTRIA DO BOATO" CONTINUA SUA PRODUÇÃO...


... [do latim boatu= mugido ou berro de boi] - BOATO significa 1. Notícia anônima e sem confirmação que ganha publicidade. 2. Falsidade maldosamente espalhada, zunzum, rumor, intriga, fofoca, falatório, mexerico, diz-que-diz-que.( www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-b.html ).

POIS BEM...

GOSTARIA DE ESCLARECER QUE CONTINUO SECRETÁRIO MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, E QUE OS "BOATOS" DE QUE "EU ENTREGUEI A SECRETARIA" SÃO MENTIRAS MAL CONTADAS OU BRINCADEIRAS DE MUITO MAU GOSTO...

Rezarei por estas "almas necessitadas" que espalham estes e outros boatos aqui em Caraúbas e em outros lugares...

Aliás, eis outras definições de boatos pela net.

Definições de Boato na internet:
- Boato: #Verdade popular sem confirmação. #Rumor#Grupo perfomático carioca de enorme sucesso nos anos 90.#Sobrenome Italiano (pt.wikipedia.org/wiki/Boato )
- E-mail que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente ou aponta como autora da mensagem alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. ...(cartilha.cert.br/glossario/ )
- Mensagem recebida por e-mail, cujo conteúdo é alarmante e normalmente falso. Pode ser visto como um vírus social, pois utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu principal objetivo. (www.gammati.com.br/termos_info.htm)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A ESCOLA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO.

Com este tema, os profissionais da educação de Caraúbas, das redes municipal, estadual e privada, discutirão as diretrizes didático-pedagógicas para o ano letivo de 2008 em sua Semana Pedagógica Unificada.
O evento reúne todos o segmento profissional que forma a escola: profesores, asg's, porteiros, meredeiras, pessoal de secretaria, coordenadores, supervisores, diretores... E será realizado na Escola Municipal "Josué de Oliveira", conforme programação que se segue.
A participação de todos(as) é que garantirá o sucesso dos trabalhos.

DIA 18 de fevereiro de 2008 (segunda-feira)
Local: Escola Municipal “Josué de Oliveira”
15h - Credenciamento
17h30min – Abertura da Semana
Prof. Marcos Roberto Fdes. Gurgel – Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação;
18h – Conferência: CRESCIMENTO PESSOAL X BARREIRAS INTERNAS.
Conferencista: Prof. Esp. Raimundo Nonato Fernandes – UnP – FOCAR Consultoria;

DIA 19 de fevereiro de 2008 (terça-feira)
Local: Escola Municipal “Josué de Oliveira”
08h – OFICINAS POR SEGMENTOS
ENSINO INFANTIL: Profª. Esp. Maria do Socorro de Albuquerque Gurgel e Profª. Esp. Maria das Graças Viana;
ENSINO FUNDAMENTAL: Faculdade de Educação da UERN;
ESCOLA ATIVA: Profª Glaucione Pinheiro e Profª Fátima Queiroz;
ENSINO MÉDIO: Profª Eva Dias (PUC – SP)
FUNCIONÁRIOS: Prof. Esp. Marcos Roberto e Coordenação do SINDSPUMC;
10h30min – Intervalo Cultural
13h – Encerramento
14h – REUNIÃO PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL COM A 13ª DIRED.

DIA 20 de fevereiro de 2008 (quarta-feira)
Local: Escola Municipal “Josué de Oliveira”
08h – OFICINAS POR SEGMENTOS
ENSINO INFANTIL: Profª. Esp. Maria do Socorro de Albuquerque Gurgel e Profª. Esp. Maria das Graças Viana;
ENSINO FUNDAMENTAL, AD’S, TED’S, PORTEIROS: Profª Eva Dias (PUC – SP)
ESCOLA ATIVA: Profª Glaucione e Profª Fátima Queiroz;
ENSINO MÉDIO: Prof. Esp. Rômulo Augusto Soares Gurgel.
TEMA: O LÚDICO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO E PRÁTICA.
ASG’s e MERENDEIRAS: Dra. Ruth Eloah Câmara - Enfermeira PSF;
10h30min – Intervalo Cultural
13h – Encerramento

DIA 21 de fevereiro de 2008 (quinta-feira)
REUNIÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS
LOCAL: SEDE DAS ESCOLAS

DIA 22 de fevereiro de 2008 (sexta-feira)
REUNIÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
LOCAL: SEDE DAS ESCOLAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

MUITA ÁGUA VAI PASSAR DEBAIXO DA PONTE...




É... Parece que não será fácil para os que fazem política controlarem as emoções, tomarem decisões e agir com a razão (ou as diversas razões!). As eleições aqui em Caraúbas já iniciaram e por todos os lados surgem boatos de todas as naturezas e direções.
Para entender (ou tentar) fazer uma "leitura" desse momento recorro ao O Frei Leonardo Boff, que no prefácio do seu livro "A Águia e A Galinha: uma matáfora da condição humana" (leitura importante para se entender as ações humanas), escreve uma reflexão intitulada: "Cada ponto de vista é a vista de um ponto".
Assim diz Leonardo Boff:
"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma intepretação."
É importante por demais entender isso para que não nos surpreendamos com nada que venha a surgir no percurso que as eleições municipais de Caraúbas poderão e irão tomar.
Para não prolongar muito nosso texto: MUITA ÁGUA VAI PASSAR DEBAIXO DA PONTE...




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

IVANILDO APRESENTA SUA PRÉ-CANDIDATURA PELO PT À PREFEITURA DE CARAÚBAS.

Na manhã de hoje (11 de fevereiro), em reunião da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Caraúbas, o companheiro Ivanildo Fernandes, Presidente do Diretório Municipal do PT, apresentou Manifesto encabeçado por ele e assinado por diversos filiados do Partido e membros do Diretório Municipal, lançando seu nome como Pré-Candidato do PT à Prefeito de Caraúbas.
Assim como o companheiro Fernando Mineiro em Natal registrando-se como Pré-Candidato a Prefeito da Capital pelo PT, o gesto do companheiro Ivanildo é assegurado pelo Estatuto do Partido e é uma das astes que sustentam sua democracia interna, visto que "todos os filiados que atendam as condições estatutárias podem lançar-se candidatos ou proporem candidaturas". É, portanto algo importante dentro do PT e da democracia.
Este fato pode dar um novo rumo às discussões sobre a sucessão municipal em Caraúbas, visto que algumas personagens que compõem a oposição por aqui, apostavam que Ivanildo daria apoio irrestrito aos nomes que eles encomendaram e/ou apresentaram. Mas o companheiro Ivanildo, também deixa claro em seu documento que abre-se oficialmente o processo eleitoral dentro do PT de Caraúbas, seguindo o calendário estabelecido pela Executiva Nacional e que o diálogo com as outras forças políticas não fica fechado, ao contrário, abre-se ainda mais.
É bom para a democracia! Muita água vai rolar debaixo dessa ponte chamada "sucessão política em Caraúbas". Aguardemos pois...

domingo, 10 de fevereiro de 2008



História
O Partido dos Trabalhadores - PT foi fundado oficialmente em 10 de fevereiro de 1980, no histórico encontro do Colégio Sion, em São Paulo, coroando um processo que havia se iniciado com a greve dos metalúrgicos de São Bernardo, em 1978, e tomaria impulso decisivo no ano seguinte.
Em 24 de janeiro de 1979, durante o IX Congresso de Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos e de Material Elétrico do Estado de São Paulo, lideranças e ativistas dos movimentos social e sindical aprovam a proposta feita pelos metalúrgicos de Santo André, que conclama “todos os trabalhadores brasileiros a se unificarem na construção de seu partido, o Partido dos Trabalhadores”. Cresce a idéia de criação de um novo partido político e começa a circular o anteprojeto do Manifesto para a fundação do PT.
Carta de Princípios
No dia 1º de maio de 1979 é lançada a Carta de Princípios do PT. “O Partido dos Trabalhadores entende que a emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores, que sabem que a democracia é participação organizada e consciente e que, como classe explorada, jamais deverá esperar da atuação das elites privilegiadas a solução de seus problemas”, sublinha um dos trechos do documento lançado durante as atividades do Dia Internacional dos Trabalhadores.
Movimento Pró-PT
Em 13 de outubro de 1979, durante reunião com 130 representantes de seis Estados do país, é lançado oficialmente o Movimento Pró-PT. Na reunião também é aprovada a Declaração Política, que expressa uma plataforma identificada com os anseios dos movimentos populares, e apresentada uma nota contrária à reforma partidária imposta pelo regime.
Um texto com sugestões básicas para a organização do PT, em todos os níveis, aponta a importância de “uma estrutura interna democrática, apoiada em decisões coletivas e colegiadas que garantam, efetivamente, a sua direção política e o seu programa a partir das decisões das suas bases”. É eleita a Comissão Nacional Provisória, com dezessete responsáveis pela direção do Movimento Pró-PT.
FundaçãoEm um ato realizado no auditório do Colégio Sion, em São Paulo, o Manifesto do PT é aprovado, por aclamação, por 1.200 pessoas. Representantes de comissões regionais de 17 Estados brasileiros iniciam a organização do novo partido pelo país e preparam a escolha das coordenações estaduais. Nascia o Partido dos Trabalhadores.
(fonte: http://www.pt.org.br/)

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A NOVELA ELEITORAL CARAUBENSE...


Tenho comentado com alguns companheiros e companheiras das minhas preocupações acerca da política local. Percebo que o "oba-oba" toma conta de alguns, e muitas lideranças (mas também pseudos-lideranças) aproveitam o momento para se auto intitular porta-vozes da verdade sobre os destinos de Caraúbas e seu povo.
É importante destacar que as pessoas são movidas por diversos impulsos internos e externos à tomarem suas decisões na vida profissional, pessoal e também pólítica. Já escrevi aqui - amparado em teses de outros pesquisadores - que o ser humano move-se por "amor", "tolerância", "medo", "inveja", e ainda temos muito o que falar sobre outras manifestações da ação humana. Contudo é bom deixar claro que em política não são apenas desejos pessoais que concretizam projetos (se realmente existirem).
Me parece que as futuras eleições municipais de Caraúbas têm ganhado um destaque maior do que eu esperava. Primeiro porque existem interesses externos que são alimentados pela indústria dos boatos e pela ma fé de alguns. Segundo porque realmente Caraúbas hoje é outra cidade. É vista lá fora com outros olhos e isso desperta outros "olhares". O Terceiro e mais destrutivo fator, são os interesses idividuais contrariados! Esse é um veneno letal às diversas possibilidades de felicidade colocadas à disposição dos seres humanos em sua diversificada ação humana, em especial os que aqui residem. Compreender por fim que além de tudo isso, existem a Lei Eleitoral e os estatutos partidários, daí se tirem as diversas conclusões a que podemos chegar. Mas de tudo isso o que mais me preocupa, são os interesses idividuais contrariados!
Por fim, destaco apenas que esta "novela eleitoral" está apenas começando...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

SOBRE NOSSA ENQUETE...

Joguei uma equete aqui onde foi possível as pessoas opinarem sobre quais temas este blog deveria abordar... A maioria dos que votaram opinaram para que eu discutisse mais a temática acerca do comportamento humano... É claro que as pessoas tinham apenas quatro opções de votos e isso limita em muito as possibilidades, mas foram quatro alternativas dentro daquilo a que me proponho fazer neste espaço. Em segundo lugar optaram para que eu opinasse sobre política. Tudo bem, irei fazê-lo mas com respeito as pessoas, mesmo àquelas que faltam com o respeito aos outros...
Meu esforço e compromisso será no sentido de elevar o nível das discussões, sem permitir "alucinações" de ordem e desejo pessoal... Me esforçarei e conto com a colaboração de todas(os).

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008


(A INVEJA na visão de Sebastián de Covarrubias, gravura século 16)
Já falei aqui sobre o òdio, sobre o "medo" e agora gostaria de discutir um pouco sobre a INVEJA. Esse sentimento humano que é destruidor de relações, de amizades, de vida...
É uma falha sem comparações ou precedentes na formação de uma pessoa, mas que existe e é construída e re-construída em especial no sistema capitalismo. Aprender a conviver com os(as) invejosos(as) não é tarefa fácil. Eu mesmo "morro" de inveja quando vejo Armandinho solando sua guitarra baiana, ou mesmo, quando vejo um violão sendo bem executado! Não lembro se consigo sentir inveja de outro aspecto humano, mas de não ter a competência para tocar bem violão... tenho e assumo que tenho!
Trago um texto muito bem construído que está na Wikipédia, a enciclopédia livre.

A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16
Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
A inveja é freqüentemente confundida com o Pecado Capital da cobiça, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é probida nos Dez mandamentos da Bíblia.
É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare. Outra expressão muito comumente usada no dito popular, para designar a inveja é a dor de cotovelo.

Curiosidades
Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões.
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

UM COMPANHEIRO DE LUTAS.

O Professor Chagas Fernandes tem sido no Governo Lula um grande batalhador e construtor de possibilidades positivas para a nossa educação. Este valoroso companheiro foi Secretário Nacional da Educação Básica e agora está como Sub Secretário-Adjunto do Ministério da Educação, coordenando diretamente as ações do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação. Esteve nesta quinta-feira, 31 de janeiro, em Campo Grande discutindo este tema com os profissionais da educação de lá. Já esteve aqui em Caraúbas, também discutindo a temática do Plano Nacional com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, acompanhado do Deputado Fernando Mineiro (exemplo vivo a ser seguido por muitos políticos). Ao Companheiro Caraumuru Paiva agradeço o convite e ao mesmo tempo o parabenizo pela sensibilidade que tem em articular atividades com o propósito de ver uma Campo Grande mais feliz, solidária e cumprindo a tarefa de construir dignidade para todos os seus filhos e filhas.
Temos muito o que fazer pela Educação Pública em todos os recantos desse Brasil, e tenho certeza que poderemos sempre contar com o companheiro Chagas Fernandes.
(na foto, eu e o Professor Chagas Fernandes, na Conferência Estadual de Educação do RN)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

De onde vem seu medo?




TIVE "MEDO" DE ESCREVER SOBRE O "MEDO". Assim, resolvi publicar (na íntegra) este artigo de Rosemeire Zago. Psicóloga clínica com abordagem jungiana. Desenvolve o auto conhecimento e ministra palestras motivacionais. Contato: (011) 3815.9172



Todos sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo tem causado medo e não conseguimos agir?Todo mundo teme algo - assaltos, aviões, seqüestro, doença, dentista, cirurgia, dor, solidão, entre outros. Claro que a intensidade do medo será intensificada pelo histórico de vida de cada um. Portanto, diante de nossos pavores, só temos duas saídas: nos escondermos em um canto com úlcera e ansiedade

exagerada, ou fazemos um esforço e enfrentamos o perigo. Ou seja, diante de uma situação de perigo, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir.
Em princípio, lutar pode ser uma reação positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa. Tudo depende da situação. É preciso reconhecer os próprios limites, por exemplo, sei que não reagir a um assalto é o melhor, pois reagir pode provocar conseqüências piores que nada fazer. Quando há uma situação de ameaça real a sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação.
O mesmo não acontece quando estamos sob o domínio do pânico e o medo passa a tomar conta de nossa consciência. Quando em pânico a pessoa nem foge nem enfrenta, mas fica paralisada e sem controle. É muito comum sentir-se assim durante um programa de reeducação alimentar, onde se sabe o que deve ser feito, porém se sente paralisada e não consegue agir. Nesses casos, deve-se buscar a origem para conseguir agir.
Situações reais de perigo exigem discernimento, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado. É preciso lembrar que nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade. Se ficar pensando em todas as vezes que não conseguiu, ou ainda, que não vai dar certo mesmo, que nem adianta começar, baseando-se nas experiências anteriores negativas, sua mente irá reagir de acordo com esse pensamento, pois o medo nasce da associação que nossa mente estabelece com experiências ameaçadoras que ocorreram, sem discernir que não irão ocorrer mais. Sua mente não sabe distinguir o que é passado e presente. Realidade e fantasia. E se esse seu pensamento continua presente, sua mente irá acreditar nisso como real.
Como surge o medo?Além dos perigos iminentes e reais, nossos temores podem ter aparecido de associações que fazemos ao longo da vida. Por exemplo, uma criança que teve sua casa destruída durante uma tempestade pode sentir-se ameaçada por uma tragédia toda vez que chover intensamente. Querendo ou não, sua mente fará essa relação. Ou ainda, pessoas que passaram por muitas privações quando crianças. Que não tinham o que comer, ou que tinham que "brigar" pela comida com irmãos, podem desenvolver uma tendência a comer exageradamente, como se sentissem, ainda que inconscientemente, medo de passarem fome novamente. Ou para buscarem compensar aquilo que não tiveram.
Isso pode ocorrer. Nossa mente inconsciente é atemporal: não tem passado, futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no momento presente. Não há discernimento do que aconteceu, já foi e o que está ocorrendo, misturando assim passado e presente. O medo de que não vai conseguir é muito comum e acaba interferindo diretamente na auto-estima e amor-próprio, além da autoconfiança. Uma pessoa que não age por medo de não conseguir, não acredita em sua capacidade e, assim, está perdendo também a oportunidade de conseguir e de reverter todo esse quadro.
Pode ainda haver o medo de aumentar mais o peso e assim ter problemas de saúde, sobrecarregar os órgãos, medo por motivos concretos e que podem estimular muitos a mudarem seus hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida. Se você consegue ao menos pensar que pode enfrentar a situação, já é um progresso. Mas, e quando nada conseguimos fazer a não ser sentir medo? O diferencial mesmo é o que cada um busca e quer para si e sua vida.
Quando alguém diz que não consegue, que vai desistir porque sabe que não irá conseguir, geralmente são pessoas que estão com a auto-estima muito baixa e amando-se muito pouco. Ou não se sentem capazes de cuidar de si mesmas. Querem fórmulas mágicas, resultados imediatos. Querem o impossível, assim fica mais fácil justificarem para si mesmas que irão desistir por medo.
Procure descobrir o que o medo simboliza para você. O que ele representa. Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. Explore seu medo, descubra o que está por trás dele. Se tiver dificuldade em fazer isso, busque ajuda profissional. A pessoa mais prejudicada nesse processo todo é você mesma. Por isso, arregace as mangas e trabalhe contra tudo isso, sem pensar em desistir. Afinal, ou o medo te controla ou você controla ele. Qual você prefere?